3 de junho de 2015

Biografia de José Gonçalves de Alencar - Por Guilherme Pereira

José Gonçalves de Alencar  - Cedido pela família.     
      José Gonçalves de Alencar, também conhecido como Zé Gonçalves ou Zé da Viola, nasceu no Sítio Cachoeirinha, município de Assaré, Ceará, no dia 19 de março de 1931, filho do casal de agricultores, Joaquim Gonçalves de Alencar e Francelina Maria da Conceição (Dona França), juntamente com seus irmãos: Inácia, Nerci, Antônio e Chaguinha.
   Casou-se a 1ª vez com Maria Assis, ficando viúvo muito jovem, não concebendo descendência. Em seguida contraiu 2ª núpcias com sua prima Celestina, com quem constituiu uma família de três filhos: Antônio (Tôin), Letice e Alexandre, que faleceu ainda criança. Mais tarde, o casal separou-e e José Gonçalves manteve seu último relacionamento com Dona Noemi, não gerando filhos. 

Residência de  Zé da Viola - Sítio Ribeirinha - Barreiro do Jorge. 
    Sua trajeória dedicada a poesia, aliada a sua voz potente lhe renderam também o apelido "voz de sabiá". Membro da Associação dos violeiros, poetas populares e folcloristas do Cariri, sediada na cidade do Crato, ele participou de muitos eventos locais e regionais, como aniversários, casamentos, festivais de violeiros, dentre outros, emocionando muita gente com sua voz e viola, e dividindo o palco com outros artistas do meio, apresentando-se inclusive em outros Estados do Brasil, principalmente no Nordeste, porém nunca abandonou a sua terra, o Sítio Ribeirinha, redondezas do Barreiro do Jorge na Serra do Quincuncá. Viveu sempre da agricultura, e do que obtinha com suas partipações em cantorias nas quais era convidado. 
     Sua vida foi de alto e baixos como a de todos, mas sempre resolveu os problemas e fez o que gostava de fazer: cantar. Aos 73 anos, no dia 04 de outubro de 2004, ele faleceu, deixando uma história de amor à poesia e muitas saudades aos familiares e grande legião de amigos. 
      Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, recebeu um calçadão em sua homenagem na sede do município, ao lado do Centro Cultural após a sua morte. No terreno em frente à residência de José Gonçalves, foi erigida ainda uma Capelinha, em honra de São Sebastião, como era de sua vontade.

Antônio Rosendo e José Gonçalves
Silvio Granjeiro e José Gonçalves


Premiação do Festival de violeiros - Farias Brito-CE.
 


Capelinha feita à pedido de Zé Gonçalves

   

Acompanhe alguns vídeos do poeta e violeiro Zé da Viola:







Veja ainda uma poesia feita pelo mesmo no Bar de Geraldo Marinho em 1973:

Eu nasci no sitio trapá , 
trabalho desde novo desde menino
sempre fui morador de Pedro Lino 
o qual tenho muita consideração 
trabalhei na faca ,na foiçe e no facão
construí uma casinha de sapé
era muito fregues de seu BIÉ
mais vivia sempre aperriado
foi no cabo da foiçe e do machado
que passei pela vida sem dá fé.

_________________________________

FONTES:

Arquivos cedidos pela família, na pessoa de seu irmão Antônio Gonçalves de Alencar;
Poesia enviada por José Danúbio Bezerra Primo. 

2 comentários:

  1. O poeta José Gonçalves fez uma cantoria juntamente com o poeta Azulão. Na residência de meus pais. Para comemorar o aniversário de minha irmã.

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta saudade quantas lembranças boas❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir