8 de dezembro de 2025

Homenagem póstuma a Seu Pedoca na passagem do 21º ano de seu falecimento

Pedoca em registro de 1972. Cedido por sua filha, Dalvirene. 

DOS ANTIGOS COMERCIANTES DO QUINCUNCÁ: UMA HOMENAGEM MERECIDA A SEU PEDOCA.

Pedro Moreira da Silva, mas conhecido como "Pedoca", nasceu no povoado de Umari, Serra do Quincuncá- Farias Brito-CE, no dia 01 de fevereiro de 1922, porém, nos documentos oficiais foi registrado como sendo de 30 de janeiro do mesmo ano. 

Filho de Antônio Moreira da Silva e Maurícia Gonçalves da Assunção, ele tinha seis irmãos: Francisca (Dona Preta), Gertrudes, Antônia, Maria (Noza), Águeda (Aguinha) e Estevão.

Na década de 1940, Pedoca casou-se com Narcisa Gonçalves de Souza (professora local), constituindo uma família de cinco filhas: Maria Dalmea, Maria Dairan, Antônia Dalvirene, Antônio Adalberto (in memoriam) e Claúdia Maria.

Após o matrimônio, fixou moradia em Quincuncá, onde já destacava-se como agricultor e comerciante local sendo proprietário de uma bodega. 

Nos idos de 1960/1962, mudou-se para a Cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde continuou sua atividade comercial, sempre mantendo laços com seu torrão natal.

Faleceu no dia 08 de dezembro de 2004 aos 82 anos, deixando saudades.

Nesta data que marca a passagem dos 21 anos de sua morte, prestamos-lhes essa homenagem póstuma. 

4 de dezembro de 2025

Memória fotográfica: Curso de corte e costura (1958) em Quincuncá

Arquivo do acervo de Diva Rodrigues (in memoriam), restaurado com auxílio de IA.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: CURSO DE CORTE E COSTURA, QUINCUNCÁ, 1958 - HÁ 67 ANOS.

No #TBT de hoje, trazemos uma imagem inédita, que por décadas permaneceu ao conhecimento de alguns poucos. Se trata do curso de corte e costura, ministrado por Maria Rodrigues de Souza, apelidada de Maria Carlos (1901-1970), que neste retrato se apresenta de pé. A sua fisionomia, no entanto, como podemos observar, está borrada, muito provavelmente porque tenha feito um movimento brusco.

Na época, tirar uma fotografia exigia ficar imóvel por algum tempo, além de seu custo elevado que tornava-a um artigo de luxo inacessível para a maioria das famílias; logo, não havia chances de novas tentativas. No registro também estão três alunas, sendo que a única identificada foi a Sra. Diva Rodrigues (ao centro), com 24 anos.

Maria Carlos foi uma das personagens emblemáticas do Distrito de Quincuncá em Farias Brito-CE. À frente de uma Pousada & Café, ela acolhia as autoridades e viajantes que visitavam a comunidade nos tempos de outrora, sendo reconhecida como uma grande costureira. Nas memórias de alguns depoentes, ainda foi destacado o seu trabalho como prestadora de serviços de voluntariado na Igreja de São José, sobretudo durante o período das festas do Padroeiro.