19 de fevereiro de 2018

Felicitações a dona Laíde pela passagem de seu aniversário de 76 anos

     Neste dia 19 de fevereiro, parabenizamos a sra. Cândida Alaíde da Silva Carvalho (Laíde), pelos seus 76 anos de vida, desejamos muita saúde, felicidades, e muito anos de vida! 👏👏👏🎉
   Laíde como é conhecida, é uma dos (06) seis filhos(a) do casal (In Memoriam) Teobaldo Ferreira e Maria Geni da Vila Umari, Serra do Quincunca, onde a mesma reside. 

    
        

18 de fevereiro de 2018

Resquícios arquitetônicos de antigamente | Serra do Quincuncá

Casa onde residiu o subdelegado de Quincuncá, Teobado Ferreira da Silva  e Maria Geni da Silva na Vila Umari/Serra do Quincuncá. A casa em si já conta com algumas modificações devido o fechamento de algumas portas e janelas. Hoje reside nela, a filha do casal Cândida Alaíde.
_____________________________________________________________________________
      O advento da modernidade, trouxe a ideia do progresso, e com ele surge novas formas de edificar moradias, fazendo-as lugares aconchegantes para se viver e atendendo as necessidades das pessoas.  Na Serra do Quincuncá-Farias Brito-CE e acredito eu, que em boa parte do estado, até a década de 1980 e 1990, era bastante comum notar residências com características de estrutura original, um exemplo disso são casas muito altas, detalhes estampados nas fachadas embelezando o exterior, muitas portas e janelas possibilitando um ambiente arejado, além de outros resquícios arquitetônicos que simbolizam toda uma época. 
    Em algumas residências mais antigas da nossa comunidade, observamos que parte da moradia é feita de pau-a-pique (taipa), que adiante foi coberta com alvenaria, além do mais os tijolos utilizados tem tamanho exorbitante considerando o material atual, e apesar dos novos tempos que vivemos, algumas habitações perduram e conservam traços arquitetônicos do passado, ainda que seja parcialmente ou que estejam infelizmente em má estado de conservação. 
     Particularmente admiro e acho linda estas construções pela riqueza de detalhes, e ao mesmo tempo me entristeço ao saber que alguns destes prédios estão vindo ao chão. É preciso que poder público promova políticas de conservação desse patrimônio, bem como as pessoas despertem a importância de preservar, para que  haja uma reflexão do passado, e assim as futuras gerações tenha a oportunidade de conhecer essa arquitetura, que a cada dia vem se tornando raridade em nosso meio. Ao invés de simplesmente demolir pode-se adaptá-los as necessidades, tomando cuidado é claro para não desprover as peculiaridades originais. 

Acompanhe mais alguns resquícios arquitetônicos:

Residência sediada à rua Aderson Holanda - Quincuncá
de propriedade do Sr. Jesus Militão.
_______________________________________________________________________________


    Uma das casas mais antigas da comunidade que continua em pé com poucas modificações, a não ser pela substituição da porta e de umas das janelas. Sua construção foi feita por Emanuel Timóteo dos Santos e sua esposa Severina Maria Joaquina que aqui chegaram por volta do ano de 1932. A maioria da casa é feita de pau-a-pique (taipa), sendo somente a fachada principal em tijolos, válido lembrar que na construção da mesma foi aproveitado a parede de tijolos do lado direito, em acordo com o proprietário da casa ao lado, o sr. João da Costa Dias, que era seu sogro, uma vez que sua esposa Maria Lilia Timóteo, era filha de Emanuel e Severina. Adiante este casal adquire uma nova casa noutra rua, e nela passou a morar a sra. Eulina Pereira da Silva, Dona Lina, (In Memoriam). Atualmente a casa encontra-se a venda e está muito deteriorada. Rua Aderson Holanda - Quincuncá.
_______________________________________________________________________________
Casa onde residiu o casal Bibiana José dos Santos e seu esposo seu Barro. Nesta assim como em boa parte das casas mais antigas, a fachada e a parede dos fundos é de tijolos, e o restante é toda em pau-a-pique.   Rua Aderson Holanda - Quincuncá
____________________________________________________________________________
Casa onde residiu o comerciante Herculano Pereira e Silva & Maria Francisca de Holanda (Dona Cotinha),  após o falecimento de ambos, morou seu filho Anilberto Pereira e sua esposa Cleonice.   Rua José Rodrigues - Quincuncá
________________________________________________________________________________

Casa onde residiu o vereador Leonardo Pereira e esposa
Dona Dengosa.   Rua Antero Rodrigues -Quincuncá

_______________________________________________________________________________________
Prédio que outrora pertencia também a Leonardo Pereira e Silva, vereador por consecutivas vezes. Atualmente pertence ao filho herdeiro Antônio Pereira, apelidado de  Tutonho.
________________________________________________________________________________

Casa na Rua Pe. Cícero - Quincuncá, pertencente ao Sr. Jesus Militão.
_________________________________________________________________________________

Casa localizada na rua Antero Rodrigues - Quincuncá.  (percebe-se seu estado já deteriorado, causado pelo tempo e falta de manutenção). Nela residia José Henrique de Lima (In Memoriam), pertencente ao seu neto herdeiro Fisca.
_________________________________________________________________________________

13 de fevereiro de 2018

Nota de pesar pelo falecimento de Dona Aureni

Antonia Fernandes de Pinho (Dona Aureni).

   A nossa página tem a triste missão de comunicar o falecimento da sra. Antonia Fernandes de Pinho (Aureni), ela a vários anos vinha fazendo tratamento de hemodiálise, e na madrugada de hoje (13/02) por volta das 05:30h da manhã nos deixou. 
     Aureni como era conhecida, era casada com o sr. Chico Teatonho, com quem teve 10 filhos: Raimundo, Fernandes, Zé Pg, Antonio (já falecido), Graça, Rogério, Ritinha, Silene, Aparecida e Vanderlei (filho adotivo). Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos. #Luto  
   A família avisa que o seu velório acontecerá na sua residência, na rua José Alves Costa em Quincuncá. As 07:00h de amanhã (14/02), haverá a celebração em sufrágio de sua alma, depois seu corpo será conduzido a Igreja de São José para as despedidas finais, e logo em seguida será realizado seu sepultamento no cemitério Pe. Cícero desta comunidade. Desde já, a família agradece a todos que se fizerem presente à este ato de fé cristã e solidariedade humana!

9 de fevereiro de 2018

Nota de pesar pelo falecimento de Angelina Gonçalves

Foto: reprodução: rede social.
    
    É com profunda tristeza que comunicamos que a sra. Maria Angelina Gonçalves Pereira (66 anos), faleceu por volta das 23:50 da noite de ontem (08/02), no Hospital Regional do Cariri, vítima de um derrame cerebral no último dia 04/02. 
     Angelina como era conhecida era filha de Almerinda Costa e Miguel Gonçalves, fora ela casada com o sr. Teir Pereira com quem constituiu família. Viveu boa parte de sua vida em Quincuncá, posteriormente vindo residir em Juazeiro do Norte. Em sua terra natal, o Quincuncá exerceu o cargo de professora por vários anos, sendo a responsável pelo aprendizado de muitos. 
   Prestamos por meio desta postagem,  uma homenagem a Angelina, mãe, avó, uma ex-professora em nossa comunidade, que se tornou querida em nosso meio. Rogamos a Deus que conforte os corações de todos os que ela amava, entre eles sua mãe Almerinda, filhos, netos e todos os familiares e amigos. Descanse em paz Angelina! #Luto 😭  
      A família avisa que o velório está acontecendo no centro de Velório Anjo da Guarda (Av. Crescente, 33 - Novo Juazeiro, Juazeiro do Norte - CE). As 16:00h da tarde do dia de hoje (09/02) haverá Missa de corpo presente, quando na ocasião será celebrada também pelo 7° dia de falecimento de seu sobrinho Daniel Gonçalves Pereira falecido em 03/02. Logo mais as 17:00h será feito seu sepultamento no cemitério Parque Anjo da Guarda, sediado neste mesmo endereço. Desde já, a família agradece a todos que se fizerem presente à este ato de fé cristã e solidariedade humana.

5 de fevereiro de 2018

Felicitação a Lurdinha Rodrigues pelos seus 79 anos

D. Lurdinha. (Foto: Blog de Quincuncá).
  Ontem (04/02), foi comemorado em Crato-CE, o  aniversário da sra. Maria de Lurdes Rodrigues (Lurdinha), que completou 79 anos de vida.
   A mesma é a primeira filha do casal Antonio Rodrigues da Silva e Maria Brasilina de Jesus (Nêga) que viveram sempre em Quincuncá, Foi casada com o sr. Quinco Roberto, com quem teve três filhos.
   Desejamos a dona Lurdinha e toda família, muita saúde, e felicidades 👏