29 de junho de 2024

Memória fotográfica: São Pedro da Roça - Quincuncá (1980).

Imagem do acervo de Silva Antero, digitalizado pelo Blog de Quincuncá. 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: SÃO PEDRO DA ROÇA, QUINCUNCÁ - 1980

O evento realizado em 29 de junho de 1980, há exatos 44 anos, foi organizado por Anilberto Pereira & Cleonice Silva. Na ocasião foram noivos: Antônio Militão e Chiquinha de Manim.

Nesta imagem, figura o casamento matuto no qual quem interpretava o padre era o Sr. Arão Pereira.

Bons tempos que não voltam mais! Viva São Pedro!

21 de junho de 2024

Oratório da Ruinha em Quincuncá é reinaugurado, nas comemorações dos 40 anos da entronização da 1ª imagem do Padre Cícero

Na última quinta-feira, 20 de junho de 2024, aconteceu a  reinauguração do Oratório do Padre Cícero, em Quincuncá, Distrito de Farias Brito-CE. A solenidade que rememorou a passagem dos 40 anos desde a entronização da primeira estátua em 1984, pelo Sr. Francisco Rodrigues de Melo “Chico Rodrigues”, contou com a celebração de uma Missa pelo Pároco, Cícero Leandro Cavalcante, seguida de apresentação com a Banda de Música Manoel de Benta do município de Assaré-CE, que desfilou em cortejo saindo da Igreja de São José em direção ao monumento, onde realizaram a apresentação de outros números musicais, e onde deu-se a venda da quermesse, com vistas a quitar o valor restante da obra. 

O atual Oratório erigido em 2017, também sob iniciativa do Blog de Quincuncá, que têm a frente o Sr. Guilherme Pereira, passou por uma completa transformação após uma intensa campanha em prol de sua revitalização. Os serviços incluíram a restauração da imagem do sacerdote, nova pintura interna e externa, instalação dos vidros temperados (o que proporcionará mais durabilidade aos ícones ali expostos), recolocação do crucifixo, além da fabricação de um suporte de velas e aposição da placa comemorativa.

Ao todo, cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, incluindo os componentes da Banda de Música (estimativa que tem por base o número de lembrancinhas entregues aos presentes), sendo um verdadeiro sucesso. Agora com a referida reforma, a intenção do fundador do Blog de Quincuncá, é de que todo ano, nessa mesma data (20 de junho), seja celebrada a Missa no local, dando visibilidade ao monumento e a sua preservação para as futuras gerações de Quincuncaenses. 

CONFIRA OUTROS REGISTROS: 









17 de junho de 2024

Blog de Quincuncá conclama devotos do "Padim Ciço", para a reinauguração do Oratório da Ruinha no próximo dia 20 de junho

Depois de uma longa jornada, temos a satisfação de convidar a todos(a), para participar do coroamento deste trabalho, que só foi possível graças à comunidade que abraçou a causa!


15 de junho de 2024

Memória fotográfica: Maria de Lourdes Pereira Silva na formatura em bordado (1967),

Maria de Lourdes em 1967, arquivo restaurado pelo BQ. 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA (1967): Maria de Lourdes Pereira Silva aos 19 anos, em foto de sua formatura em Bordado, no Colégio Madre Ana Couto em Crato-CE.

Aproveitando a oportunidade, saúdo a Dona Maria de Lourdes, pela passagem do seu aniversário de 76 anos, transcorrido neste dia, 15 de junho.

Nascida em Quincuncá no ano de 1948, ela é filha de um Cearense, João Gregório de Souza e de uma Potiguar, Júlia Maria da Conceição.

Casada há quase 53 anos com o Sr. Osmundo Pereira, é mãe de 04 filhos e avó de 05 netos.

Aos 76 anos, Maria de Lourdes tem uma trajetória de ilibada conduta e contribuição para a engrandecimento de sua terra natal.

Por décadas, trabalhou no Posto de Saúde, como auxiliar de enfermagem. Nos anos 1990 (1992 e 1996, respectivamente), foi a primeira mulher da Serra do Quincuncá a disputar uma vaga na Câmara Legislativa de Farias Brito-CE, e em 1996, sob sua iniciativa, fundou a Associação de Mulheres, uma organização jurídica que é fundamental para a ação do SISAR na tarefa de distribuição d' água no Distrito.

Parabéns, Dona Maria de Lourdes! Felicidades e saúde em sua jornada!

EFEMÉRIDES: Centenário de nascimento de Elizeu Rodrigues - Homenagem Póstuma

EFEMÉRIDES: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ELIZEU RODRIGUES DE SOUZA - HOMENAGEM PÓSTUMA.

Nascido em 15 de junho de 1924, no povoado de Umari na Serra do Quincuncá-Farias Brito-CE, Eliseu Rodrigues era filho do carpinteiro, Tomaz Rodrigues de Souza e da doméstica, Rosa Epifânia da Conceição, ambos naturais do Estado de Alagoas.

Proveniente de uma família numerosa, ele era o caçula de 10 irmãos: Hortinha, Regina, Manoel, Adelina, Clotilde, José, Romão, Rosa e Enedina, todos já falecidos.

Agricultor desde a mais terna idade, Eliseu também herdou do "Mestre Tomaz", a quem chamara de pai, o ofício de carpinteiro, tendo desempenhado a função por décadas, em uma oficina que se localizava ao lado de sua residência.

Em 1951, aos 27 anos, casou-se com Alice Pereira da Silva, com quem constituiu uma família de cinco filhos: José, Maria, Tomaz, Francisca e Rejane.

Após o matrimônio em 1951, passou a habitar na antiga Rua da Trucida, hoje denominada de Rua Pe. Cícero, popularmente conhecida como "Ruinha", onde nasceram todos os filhos do casal. Em seguida transferiu-se com a família para o Sítio Cajuí, retornando à Ruinha na sede do Distrito de Quincuncá, já por volta do início dos anos 1970.

Com a instalação da primeira estátua do Padre Cícero na Praça defronte a sua casa, em 1984, Eliseu se tornou um dos guardiões do local, sendo um defensor ferrenho do respeito que julgava merecer aquele espaço.

Faleceu aos 87 anos, no dia 23 de fevereiro de 2012, deixando saudades!

Como homem íntegro e honesto que fora, é, portanto, merecedor desta homenagem póstuma na data dos seus 100 anos.

10 de junho de 2024

Filho natural da Serra do Quincuncá, Marcelino Pereira celebra seu 102º aniversário.

 EFEMÉRIDES: FILHO NATURAL DA SERRA DO QUINCUNCÁ, MARCELINO PEREIRA SILVA, CELEBRA SEU 102° ANIVERSÁRIO.

Nascido no Sítio Tabuleiro na Serra do Quincuncá- Farias Brito-CE, em 1922, ele é filho de Frutuoso Alves Bezerra e Maria Gonçalves da Assunção, sendo irmão da saudosa Maria de Zuza, falecida aos 105 anos em 2022.

Vivendo a adolescência e início de sua vida adulta no Sítio Boa Vista na mesma Serra, Marcelino estudou até a 2° série com a Professora, Maria Telina Almeida, que entre as décadas de 1930 a 1940 leciou no Distrito de Quincuncá.

No ano de 1942, quando contava com 20 anos, mudou-se com os pais para Batingas, pertencente ao município de Aiuaba-CE, a fim de ampliar a criação de caprinos e outros animais.

Em agosto de 1949, casou-se com Zilda Alves de Caldas (1929-2004), esta natural de Amaro em Assaré-CE, constituindo uma família de oito filhos: Frutuoso, José, Ivone e Cleuma, além de Anilberto, Clécio, Francilúcia e Vera, já falecidos.

Residente atualmente na Agrovila Mamoeiro, na Cidade de Antonina do Norte-CE, Marcelino integra o clã Bezerra e Pereira (Tibúrcio) do Quincuncá, impressionando pela vitalidade no auge dos seus 102 anos.

Parabéns, Marcelino!