26 de julho de 2024

Mensagem do BQ pelo dia dos avós: Homenagem ao casal, Zé da Costa & Dona Laíce.

Neste dia 26 de julho, celebramos o dia dos avós!

Em nome do casal, José Antônio da Costa "Zé da Costa" & Francisca Alcântara Costa "Dona Laíce", saudamos a todos os avós da Serra do Quincuncá, pela passagem do seu dia.

Que possamos valorizá-los, respeitá-los e acima de tudo, amá-los!

23 de julho de 2024

Blog de Quincuncá celebra 08 anos de atuação


Hoje, mais um ciclo se completa para o Blog de Quincuncá. São 08 ANOS NO AR, com postagens frequentes sobre memórias e atualidades de nossa querida comunidade.

Muito já se postou, e muito ainda há de ser postado, mas o apoio de vocês sem dúvidas ao longo destes 2.922 dias, foi o combustível que nos deu possibilidades de chegar tão longe.

Reunimos atualmente 8.572 pessoas em nossa fanpage no Facebook, 1.083 seguem nosso perfil no Instagram e já estamos beirando a marca de 220 mil visualizações na página do Blogger na Internet. Para um Distrito com as dimensões do nosso, acho números grandiosos.

Orgulhosamente posso dizer que existe um Quincuncá antes e depois da existência de nossa página. Antes, como muitos devem se lembrar, ao fazer uma pesquisa na Internet, não apareciam muitas correspondências para a palavra Quincuncá, hoje isso é diferente, graças a nossa atuação com a publicação de centenas de textos e imagens, que dão visibilidade ao nosso lugar, fazendo-o conhecido e respeitado.

Se fosse escrever o que julgo importante ao longo desse percurso, certamente daria um textão, resta-me então dizer: obrigado a todos e todas pelo apoio, e eu continuo a contar com ele para seguir adiante. Forte abraço! 

Atenciosamente,
Guilherme Pereira, Autor do Blog de Quincuncá-CE.

17 de julho de 2024

Comunidade Católica do Barreiro do Jorge encerra festejos da Padroeira 2024

    A procissão reuniu centenas de fiéis da localidade e de comunidades vizinhas. Foto: BQ.

     Ontem, 16 de julho de 2024, a Comunidade Católica do Barreiro do Jorge se reuniu para celebrar o encerramento da festa de Nossa Sra. do Carmo, Padroeira da Vila. As festividades que tiveram início no último dia 07 de julho, com o hasteamento da Banda, foram concluídos nesta terça-feira, com a tradicional Missa e a procissão pelas ruas.

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DE AUTORIA DO BLOG DE QUINCUNCÁ: 




16 de julho de 2024

Memória fotográfica: Procissão da Padroeira do Barreiro do Jorge - Anos 1990

Procissão no Barreiro do Jorge - Imagem cedida por Auxiliadora Vieira, e digitalizada pelo BQ. 

16 DE JULHO: DIA DE NOSSA SRA. DO CARMO, PADROEIRA DO BARREIRO DO JORGE.

Um dia marcante e significativo, para a comunidade Católica, que celebra uma devoção iniciada por Joaquim Ferreira dos Santos "Seu Quinco", há mais de oito décadas.

Neste registro, temos a Procissão de encerramento da festa, captada entre os anos 1990 ou 1991. Reconheceram alguém? Digite os nomes nos comentários! 

Homenagem a Dona Caindinha, na passagem dos seus 90 anos.

HOMENAGEM A DONA CAINDINHA NA PASSAGEM DOS SEUS 90 ANOS.

Cândida Alves Moraes, carinhosamente chamada por "Dona Caindinha", nasceu em Quincuncá, Distrito de Farias Brito-CE, no dia 16 de julho de 1934, filha de José Alves Costa e Maria das Virgens do Amor Divino "Dona das Virgens", sendo a 5° de uma família de dez irmãos, dos quais cinco sobreviveram: Almerinda (in memoriam), Jesus Alderico (in memoriam), Maria de Lourdes (in memoriam) e Belizário "Belisso".

Com idade de sete anos, foi alfabetizada pela Professora, Maria Telina Almeida, continuando sua formação com a professora Maria Pergentina Ribeiro, com quem concluiu a 2° série.

Nos anos 1950, participou do processo de reconstrução da Igreja de São José, como voluntária, quando aos domingos reunia-se junto à outros jovens, carregando tijolos das imediações da Barragem Enoch Rodrigues até o local da obra.

Em setembro de 1959, aos 25 anos, casou-se com Geraldo Alves Moraes, tendo doze filhos: Terezinha, Criselides, Bertier, Nazaré, Socorro, Rita, José Geraldo, Gerisvaldo, Gerisman, Cícero (in memoriam), Demontier e Irismar.

Após o matrimônio, passou a habitar na casa que pertencia a seu sogro, Israel, no chamado quadro da rua em Quincuncá, onde passou apenas três meses, quando em janeiro de 1960, mudou-se para o Sítio Pedra Preta, Distrito de Amaro em Assaré-CE, localidade onde permaneceram até 1968, e onde nasceram sete filhos do casal. Em seguida retornou a Quincuncá, onde nasceram os demais filhos, e onde viveram até 1977. Na campanha política do mesmo ano, transferiu-se para o Sítio Tabuleiro, finalmente fixando moradia na Cidade de Juazeiro do Norte-CE desde setembro de 1978.

Sempre trabalhando como agricultora, Caindinha herdou da mãe, o ofício de costureira, profissão à quem ela atribui o sustento de sua família durante décadas.

Ao completar 90 anos, ela é caracterizada pelos familiares, como uma pessoa simpática, prestativa, bem-humorada e temente a Deus.

Atualmente com 11 filhos, 21 netos e 17 bisnetos, Dona Caindinha é um exemplo de amor e dedicação à família.

Parabéns pelos seus 90 anos! Muita saúde e felicidades.

8 de julho de 2024

Linda festa marca os 100 anos de Dona Júlia Pereira em Quincuncá.

Neste domingo, 07 de julho de 2024, o Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, amanheceu com mais uma centenária: Júlia Pereira da Silva completou seu 100º aniversário. E para comemorar essa data tão importante e significativa, foi preparada uma linda festa.

O cortejo teve início na R. do Cruzeiro e seguiu até a Igreja de São José. 

 A programação que foi pensada junto à nossa página, iniciou um pouco antes do horário da celebração que estava marcada para às 16:00h, com o cortejo saindo da residência de sua filha (onde ela vive), acompanhada pela Banda de Música Municipal Padre David Moreira.

Na chegada a Igreja de São José, foi celebrada a Missa em ação de graças, pelo Pároco, Cícero Leandro Cavalcante, seguido da coroação da imagem de São José, leitura de sua biografia e outras homenagens, e em seguida houve uma confraternização no Salão Paroquial, momento onde foi distribuído o bolo, e as lembrancinhas aos convidados. 

Confira outras imagens:







7 de julho de 2024

Serra do Quincuncá tem nova centenária: Júlia Pereira da Silva celebra 100 anos neste dia, 07 de junho de 2024.

HOJE, QUINCUNCÁ SE REGOZIJA PELO CENTENÁRIO DE MAIS UMA DE SUAS FILHAS: JÚLIA PEREIRA DA SILVA, COMPLETA 100 ANOS NESTE DOMINGO, 07 DE JULHO DE 2024.

Nascida em 1924, Dona Júlia é filha de Virgínio Batista da Silva e Rosa Maria da Conceição, sendo a 4° de uma família de cinco irmãos: Maria, Gertrudes, José, além de Francisco e Rosa, que morreram ainda crianças.



Natural do Sítio Açude Velho na Serra do Quincuncá, à época pertencente ao município de Assaré, hoje Farias Brito-CE, Júlia teve uma infância difícil, com a perca da mãe quando contava com 01 ano e 03 meses. A partir daí, seu genitor assumiu a tarefa como "pai e mãe", e criou ela e seus irmãos em meio a muitas dificuldades.

Em 1932, com idade de 08 anos, mudou-se para o Sítio Boa Vista, na mesma Serra, localidade onde viveu a maior parte de sua vida. E após o matrimônio, habitou ainda no Sítio Croatá, retornando à Boa Vista anos mais tarde.

Em outubro de 1941, aos 17 anos, casou-se na Igreja de São José, com Antônio Pereira Lima (1919-1996), em uma cerimônia presidida pelo Cônego Manoel de Araújo Feitosa. Da união matrimonial provenieram doze filhos, são eles: Antônia, Francisca, Joaquim, Maria, Maria "Neném", Jesus, Rita, Maria Aparecida, além de quatro crianças, sendo duas delas gêmeas, que faleceram quando ainda eram bebês.

Sempre trabalhando na agricultura, e cuidando dos afazeres domésticos, Dona Júlia não teve oportunidades para estudar na infância. Sua alfabetização só ocorreu já nos anos 1970, quando cursou o antigo Mobral, onde aprendeu a escrever seu nome, motivo de grande satisfação para ela.

Ficando viúva em 1996, fixou moradia no ano seguinte, na sede do Distrito de Quincuncá, onde ficou na companhia de sua filha Rita Pereira, e com quem compartilha do mesmo teto até os dias atuais.

Ao completar seu 100° aniversário, Dona Júlia tem a dádiva de acompanhar o crescimento de sua prole. São 08 filhos, dos quais descendem: 34 netos, 46 bisnetos e 24 trinetos, totalizando até a presente data: 112 pessoas.

Caracterizada pelos familiares, como uma pessoa meiga, compreensiva, paciente e temente a Deus, Dona Júlia é lúcida e ainda independente, sendo um exemplo de resiliência e bondade, e um orgulho para toda sua família.

Parabéns, Dona Júlia! Que a senhora se sinta querida e amada até o fim dos seus dias. Feliz 100 anos!

4 de julho de 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Dona Diva Rodrigues

Noticiamos com enorme pesar, o falecimento da Sra. Diva Rodrigues da Silva, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (04), em Crato, onde estava hospitalizada.

Nascida em Quincuncá, Distrito de Farias Brito-CE, no dia 08 de setembro de 1934, tendo assim 89 anos, ela era filha de Maria Rodrigues de Souza "Maria Carlos" & Manoel Rodrigues do Nascimento "Seu Né", sendo a única vivente entre cinco irmãos: Elisiário, Adetiza, Carlos Irismar, além de Antônia e João, que morreram ainda crianças.

Viúva de Pedro Natalício da Silva, seu grande amor, e com quem fora casada por 64 anos, Diva deixa 04 filhos: Luiz, Guilherme, Dilma e Dilvany, além de dezenas de netos e bisnetos.

Falar em Diva é relembrar as deliciosas cocadas e pão de ló que ela comercializava, fato que a tornava uma figura conhecida e reverenciada, tanto pelas gerações mais novas, quanto pelas mais antigas.

Atuante nos eventos religiosos e sociais de outrora, sobretudo a festa do Padroeiro, Diva, talvez seja a única pessoa que conseguiu a façanha de viver toda a sua trajetória, no mesmo local onde nasceu (em frente à Igreja de São José).

Ao partir, ela deixa uma lacuna em nossa comunidade, mas ao mesmo tempo a lembrança de uma pessoa meiga, prestativa e muito religiosa.

Que São José, Santo a quem nutria grande devoção em vida, interceda pelo seu descanso eterno.

Nossa homenagem póstuma e sentimentos de pesar à toda a família enlutada!