23 de outubro de 2025

Homenagem póstuma a Natalício & Diva, um casal genuinamente Quincuncaense.

Diva e Natalício - Foto Blog de Quincuncá em 06/07/2019. 

No #TBT de hoje, vamos relembrar duas personalidades marcantes no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE. Pedro Natalício da Silva & Diva Rodrigues da Silva, um casal genuinamente Quincuncaense, primos legítimos e bisnetos do doador do patrimônio para a povoação da Vila.

A casa deles defronte à Igreja de São José, foi por décadas lugar de acolhimento e uma parada obrigatória para quem quisesse saborear um doce e se refrescar com uma água geladinha.

A receita que atravessou gerações, e que até hoje é feita por Luiz Aclau (filho de Natalício e Diva), preserva a memória de uma antiga moradora, a Sra. Maria Rodrigues de Souza, mas conhecida como Maria Carlos, proprietária de uma pousada-café na comunidade.

Quantas saudades desses dois!

15 de outubro de 2025

Homenagem a Assis pela passagem do dia dos Professores.

Prof. Assis em registro captado pelo BQ em 12/10/2025. 

"A EDUCAÇÃO É TUDO DO SER HUMANO". (PROF. ASSIS EM 07/11/2019).

Com essa reflexão, queremos saudar a todos os educadores(a) pela passagem do seu dia, e hoje de maneira especial, render aqui uma singela homenagem ao Professor Assis, narrando a sua trajetória.

Francisco de Assis Fernandes, nasceu no dia 04 de janeiro de 1959, sendo o primogênito de uma família de cinco irmãos: Maria, Elisa, além de duas crianças que morreram ainda na infância.

Filho de João Fernandes Silva e Maria Enedina da Conceição (Dona Nega), ele é natural do Sítio Açude Velho na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE.

Alfabetizado pela Professora Inácia de Zé Glória, cursou a 2° série com Zuleide de Minervina, continuando o 3° ano com Marli de Anastácio. Depois, concluiu a 4° série com a professora Auremar Pereira e Anilberto Pereira, fazendo o curso de aperfeiçoamento no Centro de estudos Monsenhor Pedro Rocha em Crato-CE, que lhe deu direito a lecionar. Mais tarde, na turma 1998.1 à 2000.1, cursou também licenciatura plena do ensino fundamental.

Sua primeira experiência como professor deu-se ministrando aulas particulares na casa de Dona Aurenir e Chico Teatonho no Sítio Cajuí também na Serra do Quincuncá.

Professor leigo, começou a ensinar pela Prefeitura de Farias Brito inicialmente como contratado e depois como efetivo, em 01 de março de 1982.

Em 2012, após 30 anos de serviços prestados em prol da educação, conquistou a sonhada aposentadoria, dedicando-se desde então a agricultura.

Parabéns, Assis! Você orgulha a nossa história. Em nome dos seus ex-alunos(a), agradecemos sua dedicação e amor à arte de ensinar. 

2 de outubro de 2025

Memória fotográfica: Vida Boêmia do Quincuncá (1958).

Quincuncá, 1958. Arquivo original cedido por Lúcia Leandro, digitalizado pelo Blog de Quincuncá.

     MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: VIDA BOÊMIA DO QUINCUNCÁ EM 1958 - HÁ 67 ANOS

Engana-se quem pensa que antigamente o nosso povo não era feliz. Nesse registro datado de 1958, algumas personalidades do Quincuncá posam para uma fotografia. Em primeiro plano, foram identificados: Tutonho Pereira (no violão), Artur Dias (na sanfona), Eimar Ribeiro (no pandeiro) e o Sr. Ciliro Pereira. Ao fundo, estão respectivamente: Seu Joca, Toinho Rodrigues, Tunim Leal, Jesus Tibúrcio e Seu Barra.

Essa turma se reunia sobretudo aos finais de semana no "quadro da rua" (centro do distrito), para se confraternizar, participando e animando outros eventos à convite dos moradores.