22 de novembro de 2025

Efemérides: Centenário de nascimento de Quinco Zébio - Homenagem póstuma

EFEMÉRIDES: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOAQUIM DIAS DA SILVA "QUINCO ZÉBIO" - HOMENAGEM PÓSTUMA.

Natural do município de Tauá, no Sertão dos Inhamus - Ceará, Joaquim Dias da Silva, mas conhecido como Quinco Zébio nasceu no dia 22 de novembro de 1925, no seio de uma família de sete irmãos: Manoel Zébio, Antônio (Totôin), Francisco (Senhor Zébio), João Zébio (Pequeno), José (Zeca) e Maria (Nenzinha).

Filho de Euzébio Dias da Silva e Antônia Dias da Silva, Quinco Zébio viveu parte de sua vida na comunidade do Boqueirão em Arneiroz-CE, e após a morte dos seus genitores, mudou-se para a Serra do Quincuncá, em Farias Brito-CE, junto com seus irmãos, localidade onde já possuía familiares, e onde encontrou solo propício para desenvolver seu ofício como agricultor.

No ano de 1948, casou-se com Luíza Caetano Dias (1930-2013), com quem constituiu uma família de dez filhos, dos quais oito sobreviveram: Inácio (in memoriam), Euzébio, José Juciê (in memoriam), Antônia (Toinha), Antônio, Maria Luíza, Cândida, Anália Morgana (in memoriam), além de Francisco e outro filho denominado de Antônio, que morreram ainda crianças.

Após o matrimônio, o casal fixou moradia no Sítio Boa Vista (vizinho ao Sítio Canto Alegre), e em fevereiro de 2012 transferiu-se para a sede do Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE.

Faleceu em 26 de outubro de 2016 aos 90 anos, deixando saudosas recordações aos familiares e amigos.

Nesta data que marca o centenário do seu nascimento, dedicamos-lhes essa homenagem póstuma.

_____________________________

Nesta fotomontagem elaborada pelo Blog de Quincuncá, temos o homenageado em registro no início de sua vida adulta e na velhice. O primeiro arquivo foi cedido por Benedita Feitosa e restaurado com auxílio da IA, e finalmente a segunda imagem foi cedida gentilmente por Maria Luíza.

20 de novembro de 2025

Memória fotográfica: Assis Evaristo em foto de sua formatura no curso de contabilidade (1972)

Assis Evaristo em sua formatuta - 1972 - Cedido pela família.

Memória fotográfica: Assis Evaristo em foto de sua formatura no curso de contabilidade na Escola Dr. Diniz - Juazeiro do Norte-CE, em 1972.

Francisco Gonçalves da Silva, cognominado de Assis Evaristo, nasceu em Quincuncá, Farias Brito-CE, no dia 29 de julho de 1933, filho de José Gonçalves da Silva (Zé Evaristo) e Ana Gonçalves da Silva (Doninha).

Em 22 de junho de 1953, casou-se com Maria Eunice da Silva (Dona Nicinha), com quem teve dois filhos: Donizetti (in memoriam) e Ana Kátia.

Nos idos de 1968/1969, mudou-se com a família para a Cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde mais tarde, em 1978, concluiu o curso de geografia na antiga Faculdade de Filosofia (atual URCA) em Crato-CE, trabalhando como técnico de estatística no IBGE, função na qual conquistou sua aposentaria.

Faleceu aos 86 anos, no dia 10 de abril de 2020, deixando saudades aos familiares e amigos!

15 de novembro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento da Professora Nagélia Pereira

Com enorme pesar, comunicamos o falecimento de Antônia Pereira Gonçalves Silva, mas conhecida como Nagélia, ocorrido na manhã deste sábado, 15 de novembro de 2025.

Nascida em 1974, tendo assim 51 anos, ela era filha do casal, Francisco Pereira Tamiarana (Chico Novo) e Josefa Adélia Pereira (Dona Adélia).

Servidora pública da Prefeitura de Farias Brito, Nagélia atuava como professora no CEI Macário Moreira no Distrito de Quincuncá.

Moradora no Sítio Fazenda na Serra do Quincuncá, era casada com Elizaldo Gonçalves, e deixa dois filhos: Natanael e Nariel.

Em nome da comunidade Quincuncaense, expressamos nossa solidariedade a família. 

13 de novembro de 2025

Memória fotográfica: Dairan Moreira em foto de formatura no curso de bordado (1964)

  

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: DAIRAN MOREIRA, EM FOTO DE FORMATURA NO CURSO DE BORDADO (1964) - HÁ 61 ANOS.

Maria Dairan Moreira da Gama, nasceu em 26 de maio de 1947, sendo uma das filhas do casal, Pedro Moreira da Silva (Pedoca) e Narcisa Gonçalves de Souza (Narcisa de Pedoca).

Natural de Quincuncá, Farias Brito-CE, onde viveu sua infância, adolescência e início de sua vida adulta, Dairan casou-se em 1971, com José Cícero da Gama Ferreira, constituindo uma família de quatro filhos: Alcides, Ivens, Rubens e Agnes.

Hoje, aposentada, Dairan tem 78 anos, e vive com a família na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

*Arquivo de Dona Nicinha e Assis Evaristo (in memoriam), digitalizado pelo Blog de Quincuncá, e cedido gentilmente pela família.

4 de novembro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Zé Santino

Comunicamos o falecimento do Sr. José Pereira da Silva, morador do Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, ocorrido nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025.

Nascido em 1940, tendo assim 85 anos, Zé Santino como era mais conhecido, constituiu família com a Sra. Josefa Paulino da Silva, união da qual provenieram seis filhos: José (Leuro), Antônio, Maria, Tereza, Socorro e Francisca.

O velório acontece na Rua do Cruzeiro em Quincuncá. Às 17:00h será celebrada a Missa de corpo presente na Igreja de São José, seguida do sepultamento no Cemitério Padre Cícero.

Em nome da comunidade Quincuncaense, expressamos a nossa solidariedade pela perca!

3 de novembro de 2025

Nicho do Padre Cícero no Cemitério do Quincuncá passa por sua primeira reforma em preparação ao dia de finados.

Ontem (02/11), dia de finados, os fiéis que visitaram o Cemitério do Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE para prestar suas homenagens aos seus entes queridos falecidos, se depararam com o Nicho do Padre Cícero totalmente revitalizado, com nova pintura e iluminação.

Localizado em cima de uma pedreira, ao centro do campo santo, o singelo oratório homenageia o sacerdote católico, que no passado foi o responsável por escolher e demarcar o Cemitério que hoje leva o seu nome, e que é um dos antigos que se notícias na região.

A iniciativa da construção desta obra, inaugurada em 2024, partiu de Guilherme Pereira, autor do Blog de Quincuncá, e só foi possível mediante o apoio dos fiéis, por meio de doações e o aval da Prefeitura Municipal (que administra o espaço).

Veja outras imagem captadas no interior do Campo Santo pelo Blog de Quincuncá: