29 de maio de 2018

Imagem de São Sebastião é entronizada no Sítio Ribeirinha - Serra do Quincuncá

Nincho de São Sebastião no Sítio Ribeirinha, Serra do Quincuncá - Farias Brito-CE.
   Hoje, 29 de maio de 2018, foi entronizada uma imagem de São Sebastião no Sítio Ribeirinha na Serra do Quincuncá, no município de Farias Brito-CE. Por volta das 17:00h foi celebrada uma Missa no local pelo pároco Francisco de Paulo Pereira. 
   A vinda dessa imagem é resultado de uma graça alcançada por Elmar Lopes Custódio, morador em Fortaleza, que tem parentes no Barreiro do Jorge, no caso sua irmã Francinete. Elmar, que sofre com um c.a de pulmão descoberto há dois anos, foi submetido a três etapas de quimioterapia e radioterapia, na primeira sessão realizada, ele fez uma promessa à São Sebastião, pedindo ao santo que o ajudasse a resistir no tratamento, uma vez que o prazo de vida dado pelos médicos era muito curto. 
    Como Elmar foi atendido, e resistiu ao primeiro tratamento, ele fez a doação da imagem do mártir à sua irmã Francinete, essa por sua vez, procurou Maria Zélia, atual presidente da Associação dos moradores do Sítio Ribeirinha, e também coordenadora do conselho de pastoral comunitário, para falar sobre o assunto, e perguntar um local onde poderia ser colocado a referida imagem, para que todas as pessoas pudessem praticar sua devoção pessoal. 
A imagem do mártir tem cerca de 60cm
    Neste diálogo, foi proposto por Francinete que a imagem fosse exposta na entrada do Coberto e da Ribeirinha, pois se tinha ali um área com muito mato, e sem uso algum, e ao mesmo tempo era visível a todos que transitassem pela estrada. Maria Zélia, então convocou reuniões com as pessoas que faziam parte da citada associação, procurou donos de terra para saber se era viável a obra, e posteriormente falou com o prefeito José Maria, pra ajudar no serviço com a retroescavadeira. 
    Depois de preparado o terreno, foi dado início a construção do nincho, que contou com doações de moradores para o seu erguimento. Finalmente hoje, dia 29 de maio, após a Missa e benção da escultura, a imagem de São Sebastião foi entronizada, consequentemente durante a Missa do dízimo da Capela de Nossa Senhora do Carmo da Vila Barreiro do Jorge, onde os dizimistas em comum acordo decidiram apoiar a causa, e assim participar juntos com a comunidade da Ribeirinha desse momento especial.      Toda essa empreitada só foi possível com ajuda dos fiéis, em especial da família de Elmar Custódio, que além de fazer a doação da imagem, contribuiu na parte financeira. Todas essas informações foram registradas no livro de Atas pela presidente da Associação de Moradores, Maria Zélia. 

Confira algumas fotos:

Momento da entronização da imagem
Nicho de São Sebastião. 
O nincho dedicado ao santo fica num ponto visível à comunidade.
Uma Missa foi celebrada no local marcando assim a entronização.

Muitos fiéis marcaram presença na Missa e entronização da imagem
A missa foi celebrada pelo pároco Francisco de Paulo.

Vivas e fogos em honra do mártir.
__________
Agradecimento particular do Blog de Quincuncá à Maria Zélia pelo envio das informações e das fotografias. Cabe destacar ainda, que algumas dessas fotos é de autoria de Cíntia Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário