19 de março de 2019

Festa de São José. 1989 - 2019: 30 anos de uma festa que ficou na história.

Procissão de São José de 1989, em registro feito na rua São Francisco, em Quincuncá. (Foto cedida por Inácia Dias).

    Hoje, 19 de março de 2019, completam-se 30 anos da festa de São José de 1989, que contou com a presença dos padroeiros das Capelas da Serra do Quincuncá. Contudo, é bom lembrar que algo parecido aconteceu em 2016, quando as imagens dos padroeiros de Fazenda, Barreiro do Jorge, Lagoa Seca e Tabuleiro, participaram somente da Procissão de encerramento, no dia 19 de março. 
   Em depoimento, uma das organizadoras dessa festa de 1989, a Sra. Inácia Dias da Silva, ressaltou que a idéia partiu de Dier Pereira, e logo foi abraçada pela equipe, formada pelas pessoas de Demontier, Caetano, Mazé, dentre outros, bem como o Pároco, José Coringa.
   A festa daquele ano (1989), teve início como de costume, no dia 10 de março, na ocasião as comunidades conduziram as imagens de seus padroeiros para a Capela de São Francisco, no Sítio Tabuleiro. Já a imagem de São José de Quincuncá, foi levada pelos fiéis ao encontro destas, que vinham do Tabuleiro em procissão. 
    O encontro das imagens, aconteceu no lugar denominado Jucá, na estrada do Sítio Tabuleiro. Esse encontro, segundo Inácia Dias, significava: "São José, ia encontrar os visitantes que vinha pra Igreja dele né". Ao mesmo tempo, Inácia lamentou não ter sido feito filmagens, disse ainda que vários fiéis se emocionaram com esse momento. 
   Na chegada a Igreja de São José, foi hasteada a Bandeira e feito a acolhida das comunidades e seus respectivos padroeiros. A festa durou 09 dias, e foi encerrada no dia 19 de março, quando foi realizada a procissão pelas ruas do distrito.
   Nesse registro fotográfico de 1989, temos a procissão passando pela rua São Francisco, em Quincuncá. A ordem em que se organizou a procissão foi a seguinte: Nossa Senhora do Carmo (Barreiro do Jorge); São Francisco (Sítio Tabuleiro); Nossa Senhora de Fátima (Vila Umari), N. Sra. de Fátima (Barrocas), e por fim, as imagens de Nossa Senhora das Graças e São José.


*Foto cedida por Inácia Dias, ao Blog de Quincuncá.
Texto: Francisco Guiherme, (Historiador). 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário