26 de dezembro de 2025

Homenagem póstuma a Maria Teófila Pereira, antiga moradora do Distrito de Quincuncá

Dona Teófila - Acervo do Pe. José Luismar, melhorada por IA. 

A história de uma comunidade não é apenas composta por obras humanas, mas sim por pessoas que diariamente transformam a sua realidade. Hoje, vamos conhecer a biografia de uma antiga moradora do nosso distrito.

Maria Teófila Pereira, nasceu em Quincuncá, Farias Brito-CE, (a época pertencente ao município de Assaré-CE), no dia 26 de dezembro de 1906, filha de Ladislau Pereira da Silva e Andrelina Maria de Jesus, sendo a primogênita de uma família de dez irmãos: Nazário, José, Gertrudes, Raimundo, Bertoldo, Maria Solidade, Astrogildo, Eulina e Sinobrelina.

Na década de 1940, casou-se com o agricultor, Antônio Gregório da Silva (1908-1952), com quem constituiu uma família de cinco filhos: José (Zezim), Francisca (Chiquinha), Miguel, Antônia e Nilza, ambos já falecidos.

Caracterizada como uma pessoa amável e bem-humorada, Dona Teófila nasceu e viveu toda a trajetória na Rua Ladislau Pereira, mas conhecida como Rua do grupo escolar. A sua residência é a mesma que hoje é de propriedade do casal, Dona Liquinha e Seu Chico Celso.

Sempre tendo a agricultura como seu ofício, aliada aos afazeres domésticos, faleceu aos 77 anos, no dia 27 de abril de 1984, deixando saudades aos parentes e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário