15 de setembro de 2019

História viva: Tota Fonseca completa 100 anos na Serra do Quincuncá

Tota Fonseca, em 15/09/2019 | Foto: Blog de Quincuncá.
Biografia:  
  Antonio Fonseca Dias, conhecido por Tota Fonseca, nasceu no Sítio Canto Alegre, na Serra do Quincuncá, na época município de Assaré-CE, hoje Farias Brito-CE, em 15 de setembro de 1919, filho do casal de agricultores José Dias da Fonseca e Silva (1883-1955) e Gertrudes Dias da Silva (1889-1965), Tota foi o 5° de uma família de 06 irmãos: Maria Fonseca, Zuza, Manoel, Gertrudes e Francisca.


Assento Batismal de Tota Fonseca. 
   A sua infância não foi nada fácil, assim como os que viveram essa época, sendo o mais franzino dos irmãos, Tota enfrentou ainda criança, vários problemas de saúde, tais como a catapora e o sarampo, que o deixou sem enxergar por vários dias. As dificuldades daquele tempo, e principalmente o tratamento de doenças era muito escasso, e praticamente inexistia no interior, enfermidades hoje vistas como simples, levaram a morte de várias crianças, como foi o caso de duas de suas irmãs: Gertrudes que faleceu aos cinco anos, e Francisca, com dez meses de vida. 
   Sendo os seus pais católicos, Tota desde jovem, foi motivado a participar dos eventos religiosos em Quincuncá, especialmente a Festa do Padroeiro São José. Em 1938, ele e seu pai foram os responsáveis pela construção da Casa Paroquial. Além disso, era o encarregado por buscar os padres em Assaré, nesse período, ia montado em um animal, e levava outro para trazer o vigário, afim de que ele pudesse celebrar no distrito.
   Bisneto do Paraibano João Dias, que aqui se instalou em meados do século século XIX, Tota, sempre trabalhou na agricultura, ofício que aprendeu com os pais. Estudou até a 2ª série, sendo alfabetizado por alguns meses, pelo mestre Gregório Pereira de Souza, patriarca da família Gregório, de Quincuncá. Por décadas, Tota exerceu ainda a profissão que camboeiro, atividade que consistia no transporte de farinha em lombo de animais até as feiras de Crato, Cariús e Várzea Alegre. A referida farinha era proveniente do aviamento de seu pai, construído em 1940. Após a morte de Fonseca, como era conhecido o seu pai, o mesmo continuou a labuta, realizando também de forma anual as farinhadas. 
   Em 10 de setembro de 1950, cinco dias antes de completar 31 anos, casou-se na Igreja de São José, com a Sra. Maria Caetano Dias (Lilia), que na época tinha 22 anos. Juntos, construíram uma família composta por catorze filhos: Carmelina, Cândida, Antônia, Geci, Roseli, Osmaria, Rosimar, Rosinilde, Rosimeire, Demontier, Caetano, Cristovão, além de José e Antônio já falecidos. Sempre residiram no Sítio Canto Alegre, e em 1961, mudaram-se para a residência onde residem. O casal criou a família com muitas dificuldades, onde a maioria dos filhos logo tiveram que partir para os centros urbanos, em busca de melhores condições de vida, porém, o que não faltou na criação de ambos, foram bons ensinamentos, sobretudo humildade e honestidade. É nesses dois pilares que foi construída a numerosa família Fonseca Dias. Somam-se até o dia de hoje, 22 netos, 26 bisnetos, e 02 trisnetos, e a família não para de crescer, dois trisnetos (ou trisnetas) já estão a caminho. 
    Poder acompanhar o crescimento da família durante tanto tempo, é sem dúvidas, uma dádiva, Seu Tota. Esses 100 anos tão bem vividos com lucidez, nos enche de alegria para comemorar hoje, 15 de setembro de 2019, o seu centenário de nascimento. Durante esse século de existência, Tota vivenciou inúmeros acontecimentos mundiais, nacionais e regionais. Para se ter uma ideia, entre 1919 a 2019, foram 27 presidentes da república, já no âmbito municipal, tivemos 19 prefeitos, dos quais 11 deles assumiram o poder pela 2ª vez ou mais mandatos. 
    Ainda nesse percurso, Tota viveu várias estiagens prolongada, como as secas de 1932, 1953, 1970, 1985 e etc. Em sua infância, conheceu de perto o Padre Cícero Romão Batista, que foi conhecido pelo milagre da Hóstia. Acompanhou as mudanças que a localidade passou, com a chegada da energia elétrica, em julho de 1977, a recepção ao 1° caminhão a subir à Serra, de propriedade do seu amigo Silva Antero, o nascimento da internet, dentre outras evoluções tecnológicas. Dono de uma memória invejável, quando se trata da história de sua comunidade, ninguém melhor do que Tota, para relatar os acontecimentos passados, como o movimento pela emancipação de Quincuncá, ocorrido no final da década de 1950, da qual ele era um celebre defensor. 
    Tota Fonseca, e é nesse centenário, no qual o senhor sequer imaginou alcançar, que desejo-lhe um feliz aniversário! Espero que a partir desta data, o senhor possa receber muitas visitas. Afinal quem o conhece, sabe bem, o quanto gosta de conversar. Que Deus te abençoe com muita saúde e te proteja. 
   Hoje, toda uma programação (conforme anexo), foi preparada, a fim de celebrar essa data tão especial e rara de se ver hoje em dia. 


Programação do Centenário de Tota Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário