24 de setembro de 2025

Homenagem a Francisca Guilhermina, a guardiã do Casarão do Baíxio

Dona Francisca em imagem captada na porta principal do Casarão. Foto: Blog de Quincuncá. 

UMA HOMENAGEM A FRANCISCA GUILHERMINA DA SILVA, A GUARDIÃ DO CASARÃO DO BAÍXIO.

Nascida em 24 de setembro de 1952, natural do município de Várzea Alegre-CE, ela é filha do casal, Antônio Barbosa Costa e Cecília Guilhermina da Conceição.

Em janeiro de 1975, casou-se com Luiz Cardoso da Silva (in memoriam), constituindo uma família composta por catorze filhos: Luiz "Luizinho", Robleudo, José Ronaldo, Francisco Ronildo (Claudinha), Ronailson (in memoriam), Roniclê (Raimundo), Mariana, Eliete, Antônio (Asa Branca), Cícero, Valdemar (in memoriam), Eliana, Eliene (in memoriam) e Valdemir.

Após o matrimônio, habitou no Sítio Extrema (divisa entre Farias Brito e Altaneira), e desde 26 de setembro de 2000, fixou moradia no Casarão do Baíxio, edificação construída em 1909, e que teve como último proprietário, o Sr. Jesus Alderico Costa (Dorico), de saudosa memória.

Aposentada, mas ainda dedicando-se a agricultura, que é sua paixão, Dona Francisca é reconhecida também pelo seu trabalho como benzedeira. Perguntada se gostava do Baíxio, ela alegou: "Se eu pudesse eu só saia daqui quando eu morresse".

Aproveitando a oportunidade, felicitamos a Dona Francisca pela passagem dos seus 73 anos. Muita saúde e felicidades, esses são os votos do Blog de Quincuncá, em nome da comunidade Quincuncaense.


Foto: Blog de Quincuncá

Nenhum comentário:

Postar um comentário