2 de setembro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Francisca Maria da Conceição "Dona Tiéta"

Comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Maria da Conceição, moradora no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, ocorrido nesta terça-feira, 02 de setembro de 2025.

Nascida em 1937, tendo assim 88 anos, Dona Tiéta como era carinhosamente conhecida, era natural do município de Tarrafas-CE, sendo filha do casal, Zé Quel e Dona das Dores.

Com idade de 10 anos, mudou-se com a família para o Sítio Fazenda, e em 1972 fixou moradia no Distrito de Quincuncá, onde vivia desde então.

Viúva de Geraldo Caetano dos Anjos, deixa seis filhos: Antônio, Maria, Dilourde, Nonato, Cícera e Toinha, além de dezenas de netos e bisnetos, a quem endereçamos nesse momento à nossa solidariedade pela perca.

1 de setembro de 2025

FOTO | Vista panorâmica da Vila Barreiro do Jorge, Farias Brito-CE.

Vista panorâmica da Vila Barreiro do Jorge na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE. Recebe essa denominação, por ter sido a família Jorge de Castro uma das pioneiras na ocupação desta região
-Foto captada em 2023 pelo Blog de Quincuncá- 

22 de agosto de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Manoel Alves de Souza "Seu Nelzim"

Com tristeza e saudade comunicamos o falecimento do Sr. Manoel Alves de Souza,mas conhecido como "Seu Nelzim", ocorrido na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, no Hospital do Coração de Barbalha, onde estava hospitalizado.

Nascido em 28 de outubro de 1943, mas registrado como sendo de 1944, ele era natural do Sítio Barreiro das Flores, município de Cariús-CE, sendo o 3° de uma familia de seis irmãos: Francisco "Moso" (in memoriam), Maria "Mosa" (in memoriam), Milton (in memoriam), Raimunda (in memoriam), Terezinha e Fransquinha (in memoriam).

Em 07 de setembro de 1965, casou-se na Igreja Matriz de Assaré-CE, com sua prima legítima, Maria Alves de Souza (Dona Marina), adotando a seu afilhado e sobrinho, Cícero Alves Pereira como seu descendente.

Em setembro de 1987, mudou-se para a sede do Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, onde residia há quase 38 anos.

Sempre trabalhando em atividades ligadas à agricultura e pecuária, hoje estando aposentado, Seu Nelzim era uma figura muito conhecida e respeitada na comunidade.

Descanse em paz!

21 de agosto de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Francisco Fernandes de Alcântara "Chico Jeremias"

Comunicamos o falecimento do Sr. Francisco Fernandes de Alcântara, mas conhecido como Seu Chico Jeremias, ocorrido nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025.

Nascido em 1940, tendo assim 85 anos, ele era viúvo de Estelita Mendes de Oliveira, com quem constituiu uma família de sete filhos: Rosa, Leide, Marlene, Zé, Cícero, Francilene e Deni. Além de Antônio, Francilê e Cadimiel, frutos de outros relacionamentos.

Conhecido por seu jeito brincalhão e irreverente, por décadas, Seu Chico Jeremias, manteve atividade comercial, com a compra e venda de legumes na região.

Nossas condolências à toda a família enlutada, em nome da comunidade Quincuncaense.

Memória fotográfica: Santinho de Osmundo Pereira - 1988

Arquivo cedido por Maria de Lourdes, digitalizado pelo BQ. 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: SANTINHO DE OSMUNDO PEREIRA - 1988.

Osmundo Pereira, nasceu no dia 21 de agosto de 1939, no Sítio Açude Velho na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE, no seio de uma família de onze irmãos.

Casado com Dona Maria de Lourdes Pereira Silva há 54 anos, ele é pai de cinco filhos, avô de seis netos e bisavô de um bisneto.

Amante da agricultura e da pecuária, Osmundo é uma figura conhecida na comunidade, destacando-se desde muito jovem, na comercialização de legumes e no seu transporte para a tradicional feira da cidade do Crato.

Nas eleições municipais de 1988, disputou uma vaga como vereador na Câmara Municipal de Farias Brito, obtendo 115 votos.

Aproveitando a oportunidade, saudamos a Seu Osmundo, pela passagem dos seus 86 anos, transcorrido nesta data.

Muita saúde e felicidades! Esses são os votos do Blog de Quincuncá, em nome da comunidade Quincuncaense. 

11 de agosto de 2025

Felicitações a Preta na passagem dos seus 66 anos

Preta - Foto de autoria do Blog de Quincuncá

HOMENAGEM A PRETA NA PASSAGEM DO SEU 66° ANIVERSÁRIO.

Maria Aparecida Nogueira, mas conhecida como Preta, nasceu no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE à 11 de agosto de 1959, filha de Severino Luiz Jenuário e Djanira Maria da Conceição (Deja).

Em sua infância foi alfabetizada pela Professora Rosa Bezerra.

Casou-se em 07 de agosto de 1977, com Damião Martins Nogueira "Duda", tendo nove filhos, aqui apelidados como: Ciço, Adriana, Antônio, Alice, Davi, Mônica, Curinga, além de Antônia e José falecidos ainda na infância.

Mulher de personalidade forte, determinada e corajosa, Preta teve que se desdobrar em muitos ofícios para prover o sustento de sua família. Inicialmente como agricultora, depois como lavadeira de roupas e finalmente como gari, profissão que exerceu por mais de duas décadas, e onde conquistou sua aposentaria.

Nesta data que marca o 66° aniversário, prestamos-lhes essa homenagem, desejando-lhe saúde e muitas felicidades.  Parabéns, Preta!

10 de agosto de 2025

Blog de Quincuncá presta homenagem aos pais por ocasião do seu dia

Em nome de São José, o Padroeiro da Serra do Quincuncá, saudamos a todos os pais pela passagem do seu dia.

Há 129 anos presente em nosso meio, sua imagem é incontestavelmente um dos símbolos mais caros de nossa comunidade.

28 de julho de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Gizeuda Rodrigues

Consternados, comunicamos o falecimento de Antônia Gizeuda Rodrigues da Fonseca, moradora no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, ocorrido no início da noite de hoje, 28 de julho de 2025, aos 66 anos.

Nascida em 1959, filha de Antônia Gonçalves da Silva (Sitonha) e Antônio Rodrigues da Silva. Com nove meses de vida, ficou aos cuidados de sua tia, Lindalva Rodrigues, a quem também chamara de mãe.

Casada com Caetano da Fonseca Dias, deixa três filhos: Laércio, Laurécia e Laclércio, além de cinco netos.

Seguindo o exemplo de sua tia, de 2002 a 2008, prestou serviços de voluntariado na Igreja de São José, lugar que tanto amava. Tendo também atuado como professora na comunidade.

Expressamos à família nossa solidariedade e abraço fraterno, em nome da comunidade Quincuncaense.

Morre Tota aos 105 anos, o patriarca dos Fonseca Dias e idoso mais longevo da Serra do Quincuncá

"A MORTE SÓ QUANDO CHEGA O TEMPO". Com essa frase dita pelo próprio Tota, anunciamos que chegou o dia de sua partida.

Antônio Fonseca Dias ou simplesmente "Tota Fonseca", faleceu nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, aos 105 anos, 10 meses e 13 dias, no Hospital Regional do Cariri, onde estava hospitalizado tratando de uma pneumonia.

Nascido em 1919, no Sítio Canto Alegre - Serra do Quincuncá à época município de Assaré, hoje Farias Brito-CE, Tota era o homem mais longevo da região.

Casado com Maria Caetano Dias (Dona Lilia) há 75 anos, deixa 12 filhos, 22 netos, 27 bisnetos e 09 trinetos.

À família perde a sua maior referência, e a comunidade, um guardião das memórias do velho Araticum.

Aos seus familiares, nosso abraço fraterno. Descanse em paz, nobre guardião das memórias, exímio agricultor e homem de caráter.

23 de julho de 2025

Blog de Quincuncá celebra 09 anos de atividades na defesa das memórias locais

Hoje, 23 de julho, celebramos exatos 09 anos de atuação na comunidade Quincuncaense. É quase uma década de trabalho voluntário, que buscou até aqui, apresentar uma Quincuncá que boa parte de nós até então desconhecia.

Estou ciente da responsabilidade de tocar esse trabalho adiante, as dificuldades são muitas, é verdade, e os recursos escassos, mas sem sombra de dúvidas, o apoio de vocês foi e sempre será fundamental para continuarmos escrevendo e registrando as memórias do nosso torrão amado.

Muito obrigado! 

20 de julho de 2025

Memória fotográfica: Há 50 anos era entronizada a imagem do Padre Cícero no local hoje denominado Pontal na Serra do Quincuncá

Foto do Acervo do Padre Wilton, digitalizado pelo Blog de Quincuncá.

HOJE NA HISTÓRIA | Há 50 anos era entronizada a estátua do Padre Cícero no alto da Serra do Quincuncá, em Farias Brito-CE.

No domingo, 20 de julho de 1975, o local hoje denominado Pontal do Pe. Cícero recebeu um monumento, em homenagem ao Cearense do Século.

Uma iniciativa que partiu do ex-prefeito, João Antero da Silva "Silva Antero", como agradecimento pelas ações beneméritas do sacerdote em Quincuncá, onde abençoou o terreno onde se ergue a Igreja de São José e o Cemitério que leva o seu nome.

A escolha daquele local foi estratégica, já que de acordo com as fontes orais, era ali, à sombra de um Juazeiro, que o Padre costumava descansar na ocasião de suas visitas a comunidade. Na visão do próprio Silva Antero, entronizar essa imagem seria também uma forma de proteger os transeuntes que diariamente trafegavam pela via.

À época da solenidade de inauguração, cerca de três mil pessoas estiveram presentes. Assim registrou o pároco da época, José Wilton Leite no livro de tombo paroquial.

Passados 50 anos, e o Pontal continua a inspirar religiosidade e fé. Viva Padre Cícero! 

19 de julho de 2025

Felicitações a Inácio de Nazário pelos seus 90 anos

Neste sábado, 19 de julho, saudamos o nosso conterrâneo, Vicente Pereira Silva, mas conhecido como Seu Inácio de Nazário, pela passagem dos seus 90 anos.

Nascido em 1935, em Quincuncá, Farias Brito-CE, ele integra a numerosa prole de Nazário Pereira da Silva e Maria Feitosa de Lima, ambos já falecidos.

Em 08 de setembro de 1957, casou-se na Igreja de São José, com Antônia Pereira da Silva (Dona Sitonha), com quem teve onze filhos: Cicero, José, Auricélio, Antônio, Maria Célia, Jocélio, Kim, Francisca Eliete, Elizete, Netinha e Cícera.

Durante a maior parte de sua vida, habitou na Serra do Quincuncá, e desde 2022, reside no Distrito de Ponta da Serra, no município do Crato-CE, onde vive na companhia de sua família.

Ao completar 90 anos, Inácio de Nazário ainda hoje é rememorado pelos mais velhos por seu trabalho como leiloeiro nas festas de São José, seu santo de devoção.

Parabéns, Inácio! Muitas felicidades e saúde. Receba essa singela homenagem em nome de toda a comunidade Quincuncaense.