4 de junho de 2015

Biografia de Antônio Moreira da Silva - Por Guilherme Pereira

Antônio Moreira - Cedido por Dona Iraci Pereira. 
    Antônio Moreira da Silva, também chamado de Antônio Ananias, nasceu em Quincuncá, cidade de Farias Brito-CE, no dia 06 de abril de 1906, filho do casal de agricultores, Ananias Pereira de Souza e Antônia Gonçalves da Silva. Tinha como irmãos: Gertrudes, José, Aguida e Cândida. 
      Começou a trabalhar muito jovem, assim como todos de sua época. Depois enveredou pelo comércio, comprando e transportando produtos agrícolas de Quincuncá para o comércio Cratense em tropas de animais. Com a abertura de estradas e o surgimento dos transportes, abriu uma pequena loja de tecidos que eram de primeira necessidade na comunidade. Nesta época o Sr. Antônio Jesus de Carvalho, lembra que quando falecesse alguém, os familiares procuravam seu estabelecimento para adquirir os tecidos para a "mortalha" do defunto.
       Ainda com armazém na Rua Vicente Leite em Crato, deu continuidade ao seu trabalho. Muito conhecido por sua honestidade nos negócios, manteve esse intercâmbio por mais de 50 anos, numa época em que palavra de homem valia mais que promissórias, cheques e escrituras. Gozava de muitas amizades, do respeito e confiança de todos, até porque desconhecia-se um "não" em tempos difíceis como nas secas de 1938, 1942, e 1958, prestando relevante serviços a localidade.

Antônio Moreira e sua 1ª esposa, Madalena. 

     Nos anos 1920, casou-se com Maria Madalena, também filha natural de Quincuncá, tendo com esta sete filhos: Agostinho (in memoriam), Elisa; Maria; Irene; Isaurinha, Raimunda, e por fim o 7° filho que faleceu ainda criança. No dia 13 de maio de 1944, por complicações deste último parto, faleceu também Madalena, com idade de quarenta e cinco anos, ao qual revela as dificuldades, e a carência de serviço médico na localidade. 
    Ficando viúvo contraiu mais tarde, 2ª núpcias com Maria Iraci Pereira da Silva, daqual nasceram mais sete filhos: Francisca Pereira, Francisca Maria, Marcos Moreira, Carlos Moreira, Ana Claúdia, além de Macário Moreira e Adriana que faleceram ainda crianças. À todos os filhos buscou encaminhar e educar, dentre eles figuram hoje médicos, professores, odontólogos e contabilistas bancários. Faleceu aos 16 de Fevereiro de 1981 aos 75 anos, sendo sepultado em sua terra natal. 

FONTES: 

Luiza Moreira de Souza, 74 anos 

Antonio Jesus de Carvalho, 67 anos

Cartório do distrito de Amaro, Assaré, folha 20

Jornal Tribuna do Ceará – Quincuncá luta por sua emancipação, 28 de setembro de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário