4 de setembro de 2016

I Seminário "A nossa Barragem pede socorro" proporciona resposta positiva do poder público municipal

I Seminário ocorreu no prédio do sindicato dos trabalhadores rurais - Quincuncá
    O dia 1° de setembro de 2016, certamente ficará na história. Foi realizado o I Seminário "A nossa barragem pede socorro" afim de discutir melhorias da Barragem Enoch Rodrigues localizada no distrito de Quincuncá-Farias Brito-CE. O evento deu-se início por volta das 15h:45m no prédio do Sindicato dos trabalhadores rurais de Quincuncá à rua Ladislau Pereira e contou com a participação de muitas pessoas da comunidade das mais diferentes faixas etárias, bem como de autoridades políticas municipais. A mesa foi composta pelo prefeito municipal, José Vandevelder pelo representante da comunidade, Assis e pelo jovem acadêmico de História e autor do Blog de Quincuncá, Francisco Guilherme.
       
Muitas pessoas estiverem presente, afim de  discutir a revitalização da barragem
      O momento foi bastante proveitoso, pois pode-se debater com a comunidade e autoridades politicas, meios de revitalização daquele bem público. Foi exposto slides e vídeos retratando a lamentável situação da barragem que após de três anos com chuvas abaixo da média, encontra-se completamente seca.  É válido ressaltar que este seminário partiu de iniciativa comunitária, por meio de um grupo mobilizador de dez pessoas, e logo foi apoiada pela comunidade, comovida pela atual condição em que a mesma se encontra, deste modo não tem ligação com partidos políticos.
No início, Dilma Silva falou da dinâmica do seminário e de sua importância 
         Logo no início, Dilma Silva, falou da dinâmica daquele seminário, ressaltou a importância de que todos trabalhassem juntos para o bem da coletividade. Lembrou da importância da água no dia-a-dia e frisou que se algum trabalho for realizado de nada servirá se toda a população não fizer sua parte e preservar o bem público.
Assis, expressou a importância da união e
parabenizou a comunidade pela iniciativa.
         Por conseguinte o professor aposentando Assis expressou a importância da união "unidos, jamais serão vencidos" e parabenizou a comunidade pela iniciativa de revitalização da Barragem Enoch Rodrigues, lembrou dos tempos que este reservatório dispunha de água limpa e do quanto se valia daquele bem em períodos de seca.
O jovem Francisco Guilherme, fez a leitura do histórico da barragem
         O acadêmico do curso de história da URCA e autor do Blog de Quincuncá, logo em seguida leu a todos os presente um breve histórico daquele reservatório serrano, reafirmando que a mesma é de propriedade pública, pois o terreno foi doação de Ladislau Pereira e outra área submersa pertence ao patrimônio de São José, doado pelo senhor José Rodrigues da Silva. Dilma Silva logo depois fez a leitura da crônica "memórias do meu lugar" de sua autoria que exprime uma verdadeira saudade dos velhos tempos, aonde aos finais de semana eram ansiosamente aguardados pela juventude, para se refrescar tomando banho na barragem.

Acompanhe o início da crônica "Memórias do meu lugar" 
Autora:  Dilma Silva. 
"Falar na Barragem Enoch Rodrigues, é mexer nas lembranças de muitos
aqui presentes, pois a barragem fez parte dos nossos tempos de meninice,
vivi a infância e a adolescência desfrutando, assim como muitos de vocês
das águas claras, de quando a urbanização ainda não era motivo de preo-
cupação. Naquela época não podíamos mensurar a valiosidade de cada 
mergulho, não podíamos sequer imaginar que chegaria o dia de lamentar
por não ter cuidado. E aquela que está presente no imaginário de cada um,
nos remetendo a um tempo que éramos felizes e não sabíamos, hoje pede
SOCORRO!....".

         Após a leitura da crônica foi aberto espaço para quaisquer pessoa manifestar-se. O vereador e presidente da câmara Chico da Betânia, vereador Anchieta e Neide da Serra, proferiram suas opiniões e firmaram compromisso com a comunidade.  A candidata a vereadora Cícera Silva e o jovem Gabriel Tomaz salientaram que os problemas atuais enfrentados são reflexo da ação indevida do homem, especialmente no  manuseio da agricultura, plantando próximos a riachos e nos pés de serra, acelerando o processo de aterramento.
Prefeito Dr. Vandevelder dá resposta positiva a iniciativa.
e parabeniza comunidade.
       Posteriormente, o prefeito municipal José Vandevelder F. Francelino, deu uma resposta positiva e abraçou a causa, garantindo que num prazo máximo de vinte dias será retomado o desaterramento da barragem, que proporcionará um maior acúmulo de água, Ainda destacou a importância de que todos fizessem sua parte, se disse surpreendido com a quantidade de pessoas presentes, e parabenizou a comunidade pela iniciativa. A resposta gerou comemoração que em breve poderá acompanhar a obra.
       Para finalizar o I seminário "a nossa barragem pede socorro" foi lido a ata, pela diretora da E.E.F. Cosmo Alves Pereira, Antônia Karla de Oliveira, na qual os participantes daquele evento assinaram. Foi antecipado também por Dilma Silva que em breve será realizado outro seminário com pauta na conscientização das pessoas para a preservação da barragem, o palestrante será um ecologista da cidade de Iguatu-CE.

Permitida a reprodução total ou parcial desde que citem o autor / Fotografias: Blog de Quincuncá com colaboração de Gabriel Tomaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário