8 de dezembro de 2019

Biografia do ex-vereador, Francisco Valdei de Sousa "Deir" - Por Guilherme Pereira

Deir, em foto de 2017; Cedida pela viúva Neide
Nasceu no Sítio São João, em Farias Brito-CE, em 08 de dezembro de 1961, dia da padroeira do município. Filho de Otaviano Bezerra de Sousa e Maria Lilia de Sousa, ele era o terceiro filho de uma família de oito irmãos: José Evalto, Maria Valdenir, Maria Valdenice, Antônia Valdelice, Raimundo Vinícius (in memoriam), Mary Vânia e Vânia Maria.
Em 1990, casou-se com Maria Sorleneide de Carvalho (Neide), tendo quatro filhos: Raul Franklin, Victor Hugo, Emerson Lucas e Maiara. Nesse período fixou moradia no distrito de Quincuncá. 
Em finais do ano 1991, Deir começou com o transporte de passageiros, nessa época fazia uso de um caminhão, que tinha como percurso da Vila Lagoa Seca até a cidade do Crato.
Em 1996, adquirindo sua primeira van (topique), iniciou então oficialmente o transporte de passageiros de Quincuncá até a cidade de Juazeiro do Norte-CE, ofício que exerceu por mais de duas décadas. Realizando também mudanças para várias cidades da região, sobretudo Juazeiro.
Tendo em vista o conhecimento conquistado no município, em 2012, por ocasião das eleições municipais, disputou ao cargo de prefeito com José Vandevelder Freitas Francelino (eleito com 7.418 votos), obtendo 5.129 votos, correspondentes a mais de  40% dos votos válidos.
Em 2016, pelo partido PMDB, candidatou-se a vereador. Sob o número 15555,  foi eleito com uma votação de 591 votos, sendo eleito para a legislatura 2017-2020.
Conhecido por seu jeito bem-humorado e prestativo, Deir buscava ajudar a todos que o procuravam, tornando-se assim querido na comunidade. 
Faleceu em 16 de junho de 2018, aos 56 anos, em Fortaleza, vítima de um infarto do miocárdio, deixando muitas saudades aos parentes e amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário