22 de março de 2022

Homenagem póstuma a Benigna Rodrigues da Silva, na passagem do seu centenário de nascimento.

Dona Benigna em foto cedida pela filha, Maria Nair
Imagem editada pelo Blog de Quincuncá no MyHeritage/PhotoScape. 

   Nos anais da história local, memoro nesta data, 22 de março, o centenário de nascimento da Sra. BENIGNA RODRIGUES DA SILVA.

  Nascida em 1922, no povoado de Araticum, atual Distrito de Quincuncá na época pertencente a Assaré, hoje Farias Brito-CE, filha de João Rodrigues da Silva e Antônia Rodrigues da Assumpção, Benigna era integrante do clã fundador do primitivo templo local, erigido em 1896. 
    Nos anos 1930, casou-se com  Jesus Pereira da Silva "Jesus Gregório", (1919-2007), sendo a mãe de seis filhos: Maria Nair, Francisco (in memoriam), José, Maria Socorro, Maria Elita e João Evangelista, todos nascidos em Quincuncá.
   Habitando inicialmente na atual Rua Padre Cícero, e em seguida na Rua do Cruzeiro, o casal, viveu décadas em Quincuncá, transferindo-se posteriormente para a Vila Barreiro do Jorge, onde mais tarde, por volta de 1978, mudaram-se para São Paulo, e finalmente para Crato, no Ceará, onde Benigna faleceu em 13 de março de 1995, aos 73 anos.
   Nesta data que se celebra os 100 anos do seu falecimento, em nome da comunidade, presto-lhes pois essa singela homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário