2 de maio de 2019

Barragem Enoch Rodrigues em Quincuncá, registra a maior cheia de 2019.

Barragem Enoch Rodrigues - Quincuncá. Foto enviada por Vanessa Pereira. 02 de maio de 2019.
    Quem passou esta manhã na Barragem Enoch Rodrigues, pôde perceber que o volume de água transbordando aumentou de uma forma notável. De acordo com o pluviômetro do Sr. Pedro Natalício, a precipitação que caiu na noite de ontem (01/05) e madrugada de hoje, 02 de maio, foi de 47,00 mm.
   Esse volume foi o suficiente para fazer o reservatório transbordar com grande força, de uma ponta à outra da parede, se constituindo como a maior cheia registrada em 2019, fato que ainda não havia sido testemunhado pelos Quincuncaenses esse ano.
Barragem Enoch Rodrigues, em foto enviada por Raul Carvalho. 06 de abril de 2019. 
   Construída na década de 1950 e localizada no distrito de Quincuncá, município de Farias Brito-CE, a Barragem alcançou a cota máxima, na manhã de 06 de abril de 2019. Desde então, foram registrados aumentos no nível de transbordamento, na manhã do dia 10 e noite de 29 de abril.
   O curso de toda a água, segue para o Riacho do fundão, onde desagua nos rios Felipe, Bastiões, Cariús e Jaguaribe, desaguando no Açude Orós no município de mesmo nome, sendo este o segundo maior reservatório do estado do Ceará. O primeiro é o Açude Castanhão, na cidade de Alto Santo, que recebe as águas do Rio Salgado e do Rio Jaguaribe, caso a represa do Orós venha a transbordar.  
Imagem capturada por Wellington (Cariutaba) , em 14 de abril de 2019 (domingo). 
    Desde que alcançou a "sangria", Quincuncá recebe principalmente aos finais de semana, vários moradores e visitantes, oriundos de sítios e cidades vizinhas, estes vêm banhar-se ou pescar no local. Em 2018, a Barragem transbordou na tarde de 07 de abril de 2018, após quase 04 anos sem atingir seu volume máximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário