20 de julho de 2019

Memória fotográfica: Pontal do Pe. Cícero, no ano de sua fundação, em 1975.

Missa de entronização da estátua do "Padim Ciço", em 20 de julho de 1975 | Acervo do PW. 
   Há 44 anos, no local hoje denominado "Pontal do Padre Cícero", no alto da Serra do Quincuncá, era celebrada a Missa e entronização da estátua do "Padim Ciço".
   Na época em que isso ocorreu, em 20 de julho de 1975, o Padre José Wilton Leite, que era o vigário do município, registrou no livro de tombo, que cerca de três mil pessoas estiveram presentes. Nesses escritos, ele também narrou que, quando o doador da imagem, Silva Antero, o comunicou deste feito, "fiquei sem jeito. gaguejei... e falei está bem". Isso porque naquele período, a visão que a Igreja tinha sobre o Padre Cícero, era limitada e sobretudo ainda associada às punições dirigidas ao clérigo, no suposto "Milagre da Hóstia".
  Em razão disso, a sua trajetória de vida não era encarada por boa parte dos presbíteros, como um modelo à ser seguido, visão que sempre foi contestada pelos seus devotos. Em Farias Brito especificamente, este fato fica evidente no relato do Padre Wilton quando escreve: "Porém, que eu queira ou não, o povo quer". 
  Nesse sentido, essa persistência devocional que atravessou gerações (atravessa), foi de fundamental importância, para a reconciliação do Padre com esta instituição, em 2015. Desta forma, a Igreja agora reconhece os frutos de seu sacerdócio, um deles às romarias, que não cessam de acontecer em Juazeiro do Norte, mesmo após a sua morte, em 1934, atraindo anualmente uma multidão de fiéis, oriúndas de diversas cidades do País, principalmente do Nordeste.

  Hoje, logo mais às 15:00 hrs, será realizada pela Paróquia Nossa Sra. da Conceição, a 5ª Romaria das Comunidades, evento que consiste em uma caminhada seguida de Missa, saindo de Farias Brito em direção ao Pontal, e que nesse ano, recordará os 85 anos da morte do "Padim".
  E é partindo da premissa de que foi a partir da entronização desta escultura, que foi possível o Pontal tornar-se o que é hoje, que imagino como indispensável, que no local, fosse erguido um busto em homenagem ao Sr. João Antero da Silva, cognominado Silva Antero.

  Nesse registro, ampliado de monóculos, temos uma vista parcial do dia da Missa de inauguração do monumento, em 20 de julho de 1975, aonde nota-se uma uma boa quantidade de fiéis. Ao lado da estátua, em cima da carroceira do caminhão, encontra-se o Padre Wilton, acompanhado de líderes políticos e comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário