1 de julho de 2019

Em memória do Pe. Agamemnon de Matos Coêlho, no 39° ano do seu falecimento.

Pe. Agamemnon. (Foto: Terezinha Almeida).
   Padre Agamemnon de Matos Coêlho, nasceu em Jardim-CE, em 15 de março de 1912. Foi ordenado sacerdote em Crato-CE, em 06 de dezembro de 1936. 
    Em 14 de maio de 1938, foi nomeado Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Assaré-CE, permanecendo nessa função até o dia de sua morte, aos 68 anos, em 01 de julho de 1980, constituindo-se no paroquiato mais longo de todos, com 42 anos, 01 mês e 16 dias.
  Nessa época em que foi pároco, segundo depoimentos de moradores, por diversas vezes, ele celebrou Missas na Igreja de São José de Quincuncá (apesar de que em abril de 1938, a então Capela de Nossa Sra. da Conceição, do antigo Quixará, atual Farias Brito, já tinha sido elevada a condição de Paróquia). 
   Era conhecido por ser um sacerdote piedoso e muito exigente, de modo que não era permitido nas celebrações presididas por ele, a presença de mulheres trajando roupas curtas.
    Hoje, 01 de julho de 2019, completa-se então 39 anos do seu falecimento.

Pe. Agamemnon em sua juventude
 (Foto: Terezinha Almeida).

2 comentários:

  1. Morei muitos anos na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, meus filhos foram todos batizados pelo Pé Agamenon, ele era muito piedoso e exigente com o modo de se vestir dos seus paroquianos para participar dos atos religiosos, eu o admirava muito.

    ResponderExcluir
  2. Ele casou meus pais no sitio Casa Nova (pertencia ao município de Saboeiro).Ele visitava com frequência. Os proprietários eram seus parentes. Tinha uma capelinha em homenagem a N Sra da Conceição. Minha mãe foi criada lá.

    ResponderExcluir