4 de novembro de 2017

Dia de Finados 2017, com movimentação intensa no Cemitério de Quincuncá

As visitas aos túmulos no cemitério se intensificaram principalmente a noite (Foto: Blog de Quincuncá).

    Na última quinta feira, feriado de finados, dia (02/11/2017), várias pessoas estiveram prestando suas homenagens aos seus entes queridos já falecidos no Cemitério Padre Cícero em Quincuncá. Logo bem cedinho, o portão foi aberto para acolher os que residem em lugarejos distantes, e que costumam fazer suas visitas nesse horário. Todavia, durante todo o dia, sobretudo a tardinha e noite, registrou-se grande número de fiéis adentando o Cemitério para prestar suas homenagens. 
Por volta das 17:40h teve início a Santa Missa pelos Finados na Capela de São José.  (Foto: Blog de Quincuncá).
     Durante os últimos dias na Capela de São José, especialmente no dia 02 de finados, foram recolhidos nomes dos falecidos para serem lidos no início da Missa. Por volta das 15:30h da tarde foi recitado o terço pelas ministras Dedi e Maria de Lourdes. E ao seu término teve início a leitura dos nomes dos fiéis defuntos, que totalizou a quantia de 1.134 (um mil e cento e trinta e quatro) falecidos, todas estas intenções foram gratuitas, assim como já vinha sendo feita nos últimos dois anos. 
A missa de finados foi celebrada pelo pároco Adalmiran Vasconcelos (Foto: Blog de Quincuncá).
      A celebração da Missa contou com a participação de muitos fiéis de Quincuncá, e de comunidades vizinhas. Após a Missa, foi realizada a 1ª procissão das almas que consistia na caminhada em oração, sob o claro das velas, e acompanhada dos coroinhas, que portavam a cruz e as sinetas em direção ao Cemitério. 
      A idéia desta procissão, partiu do Blog de Quincuncá, e logo foi abraçada pelo Padre Adalmiran, e pelos fiéis que dela participaram. Este primeiro, pediu de que na chegada ao Cemitério, fosse rezada a Oração da Salve Rainha na intenção das almas do purgatório. Na chegada ao destino (Cemitério), foi recitada a oração sugerida pelo Pároco e, posteriormente grande número de pessoas adentraram o cemitério para enfeitar os túmulos com flores, acender velas, rezar e assim homenagear aqueles que já faleceraram. 

Acompanhe nas fotos a seguir alguns registros desse dia de finados (02/11/2017):

Cemitério Pe. Cícero em Quincuncá. (Foto: Blog de Quincuncá).
Devido ao intenso calor da tarde, os fiéis que iam prestrar suas homenagens
 nesse horário se abrigaram na sombra do pé de jasmim. (Foto: B. de Quincuncá).

Orações... (Foto: Blog de Quincuncá).
Procissão das almas. (Foto: Blog de Quincuncá).
As visitas se intensificaram durante a noite. (Foto: Blog de Quincuncá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário