Dona Joaquinha e Neco Félix, em fotomontagem feita pelo Blog de Quincuncá. (Fotos cedidas pela filha Angelina).
Ao longo de nossa vida, são várias as pessoas que marcam a nossa existência, na maioria das vezes pessoas simples, mais que em sua modéstia, cultivam a simpatia e a honestidade.
Por meio dessa publicação, homenageio o casal Joana Maria da Conceição (Joaninha) & Manoel Félix de Moura (Neco Felíx). Joaninha e Neco Félix, tiveram um total de quinze filhos, dos quais dez estão vivos: Francisca, Leontino, Arlino, Manoel, Auzerina, Massilon, Francisco, Elizeu, Maria e Angelina.
O casal residiu a princípio no Sítio Coité, em Cariús, e na década de 1960, mudou-se para o Sítio Tabuleiro, mais tarde, moraram no Sítio Canto Alegre, nesse sítio Neco Félix, faleceu em 1980.
Ficando viúva, Joaninha passou a residir em Quincuncá, aqui permanecendo até sua morte. No período da festa de São José, Joaninha ficou conhecida pela boneca de pano, doada anualmente para o leilão, prenda esta, que chamava atenção e gerava uma disputa, pra ver quem arrematava a peça. Dona Joaninha, faleceu aos 94 anos, em 03 de setembro de 2009. Saudades! 😥
|
Sou Bisneto de Pedro Felix de Moura. Gostaria de saber se o Sr. Neco Felix é irmão do meu bisavô.
ResponderExcluir