|
Na manhã da última quarta-feira, 12 de janeiro de 2021, uma equipe de arqueólogos ligados a Fundação Casa Grande da Cidade de Nova Olinda-CE, estiveram na Serra do Quincuncá, a afim de examinar possíveis indícios da presença indígena na região.
No dia anterior (11), durante o processo de preparo do solo para plantio, foram encontrados por moradores uma panela de barro com artefatos líticos e polidos em seu interior, levantando a hipótese de se tratar de material indígena. Por essa razão, não anunciarei onde se deu esses achados, para preservar a integridade e segurança do local.
Na pesquisa realizada pelos estudiosos, além de analisado o referido material acima, ainda foi realizada uma visita de campo a área em que localizado esses artefatos, onde ficou evidenciado uma quantidade significativa de fragmentos litocerâmicos.
Após realizado o mapeamento, os arqueólogos relataram que será feito um relatório, e encaminhado ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que deverá em breve autorizar o salvamento das peças, bem como um estudo mais aprofundado, sendo possível inclusive o seu tombamento.
Caso venha a ser realizado o salvamento arqueológico, os arqueólogos explicaram que as peças seriam estudadas e posteriormente expostas no Instituto em que fazem parte (Casa Grande - Nova Olinda), podendo mais tarde serem repatriadas e expostas no Centro Cultural do município, após o prédio passar pelas readequações exigidas em lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário