19 de março de 2024

Memória fotográfica: Procissão de São José do Quincuncá - Março/1991

Procissão de São José, 19 de março de 1991. Foto: Cirlandia Henrique.

Hoje, 19 de março, acontece o encerramento dos festejos alusivos a São José do Quincuncá. Neste dia, além da Santa Missa é realizada a tradicional procissão, onde a imagem do Padroeiro desfila pelas ruas da comunidade, conduzida nos ombros dos fiéis.

Inúmeras manifestações de fé tornam essa data repleta de significado e importância para aqueles(a) que são devotos(a) do Pai Adotivo de Jesus Cristo. Entre pés descalços, vivas, cânticos e orações, a procissão tem alusão bíblica, simbolizando a caminhada do povo de Deus rumo a Pátria Celeste.

Por sua vez, a devoção a São José nessas terras, remonta a 1896, quando o Sr. José Rodrigues da Silva, ergueu o primeiro órago dedicado ao Santo na fazenda de sua propriedade. De lá pra cá transcorreram-se 128 anos. Muita coisa mudou é verdade, mas há uma coisa em comum entre o passado e presente: O desejo ardente e fervoroso de celebrar ao glorioso patriarca no mês de março.

Viva São José do Quincuncá!

Neste registro do acervo de Cirlandia Henrique, está representada a procissão de 19 de março de 1991, há 33 anos. Nela figura centenas de moradores, alguns inclusive já não estão mais entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário