20 de dezembro de 2016

Farias Brito. 80 anos de emancipação política e histórias

Centro de Farias Brito, cidadezinha do sul do Ceará.

     Parabenizamos hoje nossa cidade de Farias Brito-CE, pelos seus 80 anos de emancipação política. Nos primórdios teve o nome de Quixará que pela lei estadual de 1953 passou a chamar-se Farias Brito em homenagem ao filósofo Raimundo de Farias Brito.
      Pela Lei nº. 268, de 20 de dezembro de 1936 desmembrou-se do município de Crato-CE e foi elevada a categoria de cidade. As terras hoje habitadas, foi outrora campo de tribos indígenas e se originou da concessão de sesmarias, terras doadas pelo governo as pessoas.
      De acordo com a estimativa do IBGE, sua população no ano de 2015 é 18.861 habitantes que são dividas em sede (Farias Brito),  distritos: Nova Betânia, Cariutaba, Quincuncá e sítios diversos.
     Fazemos memória, neste dia a todos que lutaram por sua emancipação dentre eles o Cel. Francisco Gomes de Oliveira Braga que conseguiu que o povoado fosse elevado a categoria de vila em 1890, de todos os ex-prefeitos, vereadores(a) e todos os outros personagens que trabalharam pelo seu desenvolvimento. 
     

Referências:

Wikipédia, Farias Brito o<https://pt.wikipedia.org/wiki/Farias_Brito> acesso em 15 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário