Desfile cívico de 1984 em Quincuncá - Acervo da Professora Mosa (in memoriam). |
Em um dia como hoje, há 200 anos, nosso País conquistava sua independência de Portugal.
Naquele fatídico dia, o então regente do Brasil, Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, bradou: "Independência ou morte", tornando-se o primeiro imperador.
As comemorações pela independência por sua vez, popularizaram-se no Brasil, sobretudo a partir da proclamação da república em 1889.
No distrito de Quincuncá, antes mesmo da construção do atual grupo escolar em meados de 1950, crianças e jovens já desfilavam no dia 07 de setembro, num gesto de amor à pátria.
O final da década de 1970 e início dos anos 1980, marcaram época em nossa comunidade, com a realização de belos desfiles, organizado pelos saudosos professores, Anilberto Pereira e Maria Cleonice.
Por décadas, infelizmente, os desfiles deixaram de ser realizados, retornando somente em 2012, voltando a ser efetivados nos anos 2018, 2019 e 2021 e neste ano acontecerá nesta sexta-feira (09/09) às 16h.
Na imagem que se apresenta a seguir, temos o desfile cívico de 1984 (há 36 anos) em Quincuncá, que na época era agregado ao Ginásio Enoch Rodrigues de Farias Brito. No canto direito, em evidência a Sra. Antônia Alves Moreira (Mosa).
Por meio desse registro, podemos ter uma ideia de como era a ladeira na Rua Ladislau Pereira "Rua do grupo", ainda sem edificações. Ao fundo, a C-10 de Zé Novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário