16 de julho de 2024

Homenagem a Dona Caindinha, na passagem dos seus 90 anos.

HOMENAGEM A DONA CAINDINHA NA PASSAGEM DOS SEUS 90 ANOS.

Cândida Alves Moraes, carinhosamente chamada por "Dona Caindinha", nasceu em Quincuncá, Distrito de Farias Brito-CE, no dia 16 de julho de 1934, filha de José Alves Costa e Maria das Virgens do Amor Divino "Dona das Virgens", sendo a 5° de uma família de dez irmãos, dos quais cinco sobreviveram: Almerinda (in memoriam), Jesus Alderico (in memoriam), Maria de Lourdes (in memoriam) e Belizário "Belisso".

Com idade de sete anos, foi alfabetizada pela Professora, Maria Telina Almeida, continuando sua formação com a professora Maria Pergentina Ribeiro, com quem concluiu a 2° série.

Nos anos 1950, participou do processo de reconstrução da Igreja de São José, como voluntária, quando aos domingos reunia-se junto à outros jovens, carregando tijolos das imediações da Barragem Enoch Rodrigues até o local da obra.

Em setembro de 1959, aos 25 anos, casou-se com Geraldo Alves Moraes, tendo doze filhos: Terezinha, Criselides, Bertier, Nazaré, Socorro, Rita, José Geraldo, Gerisvaldo, Gerisman, Cícero (in memoriam), Demontier e Irismar.

Após o matrimônio, passou a habitar na casa que pertencia a seu sogro, Israel, no chamado quadro da rua em Quincuncá, onde passou apenas três meses, quando em janeiro de 1960, mudou-se para o Sítio Pedra Preta, Distrito de Amaro em Assaré-CE, localidade onde permaneceram até 1968, e onde nasceram sete filhos do casal. Em seguida retornou a Quincuncá, onde nasceram os demais filhos, e onde viveram até 1977. Na campanha política do mesmo ano, transferiu-se para o Sítio Tabuleiro, finalmente fixando moradia na Cidade de Juazeiro do Norte-CE desde setembro de 1978.

Sempre trabalhando como agricultora, Caindinha herdou da mãe, o ofício de costureira, profissão à quem ela atribui o sustento de sua família durante décadas.

Ao completar 90 anos, ela é caracterizada pelos familiares, como uma pessoa simpática, prestativa, bem-humorada e temente a Deus.

Atualmente com 11 filhos, 21 netos e 17 bisnetos, Dona Caindinha é um exemplo de amor e dedicação à família.

Parabéns pelos seus 90 anos! Muita saúde e felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário