28 de março de 2016

Didi Artesanato: Um ofício entre o crochê e a palha do milho


1. Didi trançando palha de milho


       Antônia Arilene Costa Rodrigues, mas conhecida por Didi, nasceu em 22 de outubro de 1970, é uma das personalidades que encanta com seus belos trabalhos. Filha do casal José Antônio da Costa (Zé da Costa) e Francisca Alcântara Costa (Alaíce). Didi começou a trabalhar como em geral, bem cedo desenvolvendo o trabalho do crochê, inspirada por seu avô Antônio Dias de Alcântara, artesão que fazia chapéus de palha. Foi no aprimorar de sua atividade que no ano de 2003 foi registrada e fez o curso de trançado palha de milho, facilitando o desenvolvimento de seu ofício.


2. Loja e residência de Didi Artesanato

      Utilizando sua residência em Quincuncá, ela expõe aos clientes, as peças que produz, com preços bem atrativos que vão de R$10.00 a R$300.00, sem contar com a grande variedade para escolha. Boa parte dos objetos para ornamentar os ambientes são feitos de palha de milho, com a armação de ferro ou madeira, cada peça tem seu encanto e para ganhar um toque especial, as palhas são tingidas na cor que desejar, neste cado a palha é proveniente do roçado da família ou de conhecidos, ambos armazenam um estoque para trabalhar durante todo o ano. São baús, bandeja, móveis em miniatura, cadeiras, sapateiras, luminárias e muitos mais.


3. Vaquejada de Farias Brito em 2007 - Didi e "Claudinha"

       Também comercializa na Expocrato, Praça da Sé-Crato, Vaquejada de Farias Brito-CE, na Refesa em Crato onde vende aos 2° final de semana de cada mês (Quinta, sexta e Sábado) São 28 artesãos que participam da comunidade Kariri Criativo, juntos estão organizando a criação da associação que conta com o apoio da UFCA de Juazeiro, SESC Crato e Banco do Nordeste. ambos vendem produtos diferenciados
       Em junho de 1993, casa-se com Nilton Rodrigues Pereira (Nilton) com quem teve 02 filhas: Adrielle Rodrigues Costa e Gabrielle Rodrigues Costa. Seu esposo a ajuda para o bom êxito do trabalho.

4. Nilton Rodrigues - (Esposo de Didi)
       Além do trabalho feito com a palha, Didi também fabrica toalhas de banho, conjunto de cozinha, pano de prato e etc. Produtos feitos artesanalmente,com dedicação e carinho para agradar seus clientes.

5. Didi, fabricando uma peça para cozinha

Quem se interessar e quiser conhecer mais o trabalho, deve entrar em contato pelos números: TIM: (88)99953-253 Ou (88)99847-2338.

Acompanhe alguns dos produtos fabricados:


6. Toalha de banho - (Didi Artesanato)
7. Bolsa em palha (Didi Artesanato)

8. Jogo de Sofá e centro em miniatura (Didi Artesanato)

9. Cadeira de palha (Didi Artesanato)
10. Passarela de Mesa (Didi Artesanato)

11. Pano de Prato - (Didi Artesanato).

Entrevista:

30/Dezembro/2015 - Antônia Arilene Costa Rodrigues (Didi), 45 anos.

Fotografias:

Imagens: 01; 02; 05; 06; 07; 08; 09; 10; 11 - Francisco Guilherme
Imagens: 03; 04 - Antônia Arilene C. Rodrigues (Didi).


ATENÇÃO: Texto e fotos do autor é permitido sua reprodução total ou parcial, desde que citem o autor, quanta as demais fotografias, fica a cargo de autorização da entrevistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário