21 de julho de 2016

II Romaria das comunidades ao Pontal do Pe. Cícero acontece na Serra do Quincuncá

Saída da Romaria, com destino ao Pontal do Pe. Cicero. Foto: Blog de Quincuncá
           Aconteceu no último dia 20 de julho, quarta feira a 2ª romaria das comunidades ao Pontal do Padre Cícero, o evento contou com a presença de dezenas de fiéis devotos do "Padim Ciço" que por volta das 17:10 seguiram em procissão com destino ao Pontal do Padre Cícero no alto da Serra do Quincuncá, padre Adalmiran Silva de Vasconcelos, o bispo coadjutor da Diocese de Crato Dom Gilberto de Oliveira Pastana, o prefeito municipal Vandevelder Freitas, bem como de outras figuras politicas estiveram presente a Romaria.

Romeiros seguem em procissão, ao fundo da foto a Serra do
Quincuncá. Foto: Blog de Quincuncá-CE.
      Comunidades que pertencem a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com o incentivo do pároco, foram divididas em equipes: azul, amarelo, marrom, verde e branco cada um com seu respectivo tema. Vestidos com a cor que sua comunidade representava, bandeiras, chapéus e velas, tornaram a caminhada mais bonita.   
       A 2ª edição da Romaria, segundo padre Adalmiran contou com aproximadamente 5.000 mil fiéis.


Tenda com distribuição d' água gratuita para os fiéis. Foto: Blog de Quincuncá
     
     Ao longo do percurso de 04Km do centro de Farias Brito até o Pontal, teve duas tendas para distribuição d' água gratuita, deste modo se hidratavam e continuavam a romaria, que contou com o apoio da prefeitura municipal, da Policia, SAMU e DETRAN.
Helicóptero, sobrevoa os cristãos, jogando pétalas de rosas, embelezando o
evento católico. Foto: Blog de Quincuncá-CE.
        Para embelezar o evento, um helicóptero sobrevoou os católicos e jogou pétalas de rosas, deste modo muitos se emocionaram. Participaram gente de todas as idades, crianças, jovens, adultos e pessoas na 3° idade. Aqueles que não puderam caminhar na procissão, fizeram uso de veículos para chegar ao local, oriundas da mais diversas partes do Cariri marcaram presença, inclusive familiares do ex-prefeito Silva Antero (In Memoriam) que foi quem colocou a estátua do "Padim" em 20 de julho de 1975.
   
Estátua do Padre Cícero no Pontal de mesmo nome. Foto: Blog de Quincuncá
       A chegada ao Pontal deu-se por volta das 18:20h, onde uma multidão já aguardava o celebrante para iniciar a celebração em sufrágio da alma do Padre Cícero Romão Batista (1844-1934) há 82 falecido. Antes de iniciar este momento impar, o cantor Maurício Jorge, cantava alguns sucessos católicos, principalmente a música " O farol" composta pelo mesmo que aborda o Pontal e o início da devoção neste recinto.
Santa Missa contou com a presença de dezenas de fiéis. Foto: Blog de Quincuncá
   Na chegada da procissão, do pároco, bispo e demais figuras, dentre eles Kater Filho, diretor executivo da IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico, Dr. Monteiro Neto, dono da REDEVIDA de televisão, deram inicio as apresentações artísticas organizadas pelas equipes já citadas, Posteriormente celebra-se a Santa Missa por Dom Gilberto de Oliveira e concelebrada pelo Padre Adalmiran, de Farias Brito-CE. Uma ocasião emocionante, em acolhida ao recém-chegado bispo coadjutor,  de reavivamento da fé, em memória da visita do "Padim Ciço" no século passado a esta localidade e aos seus conselhos".

ATENÇÃO: Texto e fotos do autor, permitido sua reprodução total ou parcial, desde que cite o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário