18 de julho de 2016

Retratos de 2016: Uma visão do presente

Francisco Estácio de Oliveira, 63 anos na colheira do milho na sua
roça no Sítio Cajuí - Quincuncá. Foto: Blog de Quincuncá-CE.
       De tempos em temos no sertão, por lamentável que seja, a seca bate a porta de cada um, enfrentando e fazendo com que mudem seus hábitos. Neste ano de 2016, os cearenses ou boa parte deles sofrem com as consequências da estiagem. Na Serra do Quincuncá em Farias Brito-CE não é diferente, agricultores neste mês de julho começaram a colheita e se deparam com perdas de até 70% da produção ou até mais, grãos pequenos e atingidos por pragas. Esses prejuízos variam de acordo com o mês que foi plantado e a fertilidade do solo.
Barragem Enoch Rodrigues. Fotos: Crás Quincuncá e Blog de Quincuncá
        Além dos danos gerados na lavoura, outros são as problemas gerados pela estiagem, entre elas o não enchimento da Barragem em Quincuncá bem como dos açudes localizados em suas redondezas. A Barragem Enoch Rodrigues situada no distrito, está completamente seca. O poço artesiano que abastece a comunidade já opera racionando água, distribuindo de acordo com uma tabela, de rua por rua,  tentando deste modo atender a necessidade da população. Essa falta d' água, fez com que várias pessoas, particularmente ou em conjunto se reunissem, para pagar o cavamento de um poços profundos. 
Sr. Moacir,com seus tambores no intuito de enche-los no cacimbão de
propriedade da família de Toinho de Telina (In Memoriam). Foto Blog de Quincuncá.
     
Outra alternativa são as cacimbas particulares, porém a cada dia o nível de água diminui, preocupando não só ao proprietário(a) mas a todos que se utilizam dele para realizar suas atividades cotidianas. Estando nesta situação, solicitamos aos poderes municipais de Farias Brito que retomem o desaterramento da Barragem Enoch Rodrigues, já que este é o maior reservatório d' água do distrito. É viável aproveitar que a mesma está completamente seca para retirar terra, propiciando maior acúmulo de água. Não basta desaterrar, é necessário realizar um trabalho de saneamento ao menos naquelas proximidades. É fundamental  realizar ações solicitas não só em Quincuncá, mas em todos os sítios e vilas deste município. 
Barragem Enoch Rodrigues. Agosto de 2016. Foto: Blog de Quincuncá

        É notório que a situação não está fácil. O que se pode fazer é economizar água onde se pode e esperar que abundantes chuvas recaiam sobre nossas terras, o mais breve possível. Contudo uma ação municipal seria plausível e poderia amenizar a situação vivida, nos anos conseguintes em casos de estiagem prolongada.


ATENÇÃO: Texto e fotos é permitida sua reprodução, desde que citem  autor, Francisco Guilherme/ Blog de Quincuncá-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário