20 de março de 2017

Missa e Procissão marca o encerramento dos festejos de São José 2017, em Quincuncá

Missa da Solenidade de São José. 19/03/2017. (Foto: Blog de Quincuncá).
    Ao final da tarde e início da noite deste dia 19 de março de 2017, aconteceu em Quincuncá-Farias Brito-CE, o encerramento dos festejos alusivos a São José, padroeiro de Quincuncá. Entre o dia 1°e 31 de março celebra-se o novenário, no entanto  a festa oficial é no período de 10 a 19 de março, no dia 10 ocorre a abertura da festa com o levantamento da bandeira, no dia 19 celebra-se a tradicional Missa e a procissão pelas principais ruais.
    Por volta das 15:50h ocorreu a celebração do batismo na capela, momento no qual muitas crianças tornaram-se filhos(a) de Deus e membros da igreja. Aproximadamente as 16:25h teve início a Missa Solene em honra de São José. A princípio foi lido um texto por mim (Francisco Guilherme) falando do início da devoção no distrito e recordando todas as pessoas que de algum modo contribuíram com a capela, tanto de forma financeira, quanto espiritual. 
A celebração de encerramento, contou com a participação de muitos devotos. (Foto: Blog de Quincuncá)
   A celebração contou com a participação de muitos devotos oriundos dos mais diversos lugares, especialmente da Serra do Quincuncá. Na homilia, padre Adalmiran ressaltou a importância de São José no papel da salvação exortou que assim como ele precisamos ver e ouvir o invisível, estar sempre com o coração livre de qualquer tipo de pensamentos negativos, de inveja, para assim com o coração aberto ver, ouvir e atender ao chamado de Deus.
Adriana Moraes agradece a todos que colaboraram com a festa do padroeiro.. 19/03/2017
(Foto: Blog de Quincuncá)
   No momento dos avisos, Maria Adriana Moraes atual tesoureira da capela agradeceu a todos pela colaboração na festa do padroeiro  e parabenizou pela organização. Como forma de agradecimento foi entregue pelo padre um singelo presente aos casais que ficaram responsáveis pela barraca em cada noite, as rainhas também foram reconhecidas pelo esforço, sendo o casal destaque, isto é o que mais vendeu na barraca o casal Edival e Aline, que recebeu um quadro de São José, e o título de rainha da festa de São José, ficou com Larissa Melo que foi presenteada com uma bela faixa. 
Casal e Rainha destaque na Festa de São José 2017. (Foto: Blog de Quincuncá)
    Ainda ao final da celebração Padre Adalmiran falou sobre a importância do trabalho cientifico escrito sobre o Pontal do Pe. Cícero e contou de seu encontro com o Cardeal Dom Orani Tempesta no Rio de Janeiro, que considera importante para o crescimento do turismo religioso e desde modo no surgimento de empregos para que os filhos da terra não tenham que mudar-se para outras cidades em busca de emprego. 
Fátima agradece a São José a graça da saúde de seu neto. (Foto: Blog de Quincuncá).
      A Sra. Fátima, filha de Zé Dias (In Memoriam) e Tontonha pagou promessa e agradeceu publicamente a graça alcançada da cura de seu neto, que tinha três "sopros" no coração e corria risco de vida, e ficou curado sem a necessidade de cirurgia, momento comovente para todos. Maria de Lurdes, filha do ex- Prefeito e vice-prefeito Silva Antero também esteve presente, tomou a palavra e falou de seu pai que foi quem colocou a primeira estátua do padim no referido local no ano de 1975.
     Em seguida foi dado a benção e realizada a procissão pelas principais ruas, acompanhada pela Banda de música municipal Padre David Moreira. Todo o cortejo processional foi de muita emoção, ao som dos vivas, das orações, fogos e ao claro de velas foi encerrada a festa, que neste ano além das imagens de São José, Nossa Senhora das Graças e Coração de Jesus como são tradicionalmente conduzida todos os anos, contou também com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem pelos pescadores no Rio Paraíba do Sul, mais uma vez a escultura do Pe. Cícero foi levado nos braços dos fiéis. A chegada da procissão na capela deu-se por volta das 18:40h, aonde o sino festivo tocava, hinos e vivas foram entoados e logo após houve quermesse ao lado da capela.
Saída da procissão de SÃO JOSÉ de frente a capela. 19/03/2017
(Foto: Secretária de cultura, esporte e lazer de Farias Brito)

Procissão de São José. 2017 (Foto: Sec. de cultura, esporte e lazer).

Procissão de São José, de passagem na rua José Alves Costa onde contém
o "Cruzeiro das Virgens". (Foto: Sec. de cultura, esporte e lazer)


Parada da procissão na rua Raimundo Rodrigues, para que a Sra. Tontonha de quase 101 anos, saudasse a imagem de São José, momento muito emocionante, principalmente para ela. (Foto:  Sec. de cultura, esporte e lazer)
Chegada da procissão na capela de São José. 19.03.2017 . (Foto: Sec. de Cultura, esporte e lazer).
Fotos: 
Secretaria de Cultura Esporte e lazer
Blog de Quincuncá

Nenhum comentário:

Postar um comentário