21 de julho de 2017

3ª Romaria das comunidades celebra os 83 anos de falecimento do Pe. Cícero na Serra do Quincuncá

Romeiros percorreram cerca de 4km até o Pontal do Pe. Cícero na Serra do Quincuncá

     No último dia 20 de julho de 2017, data do aniversário de 83 anos do falecimento de Padre Romão Batista, aconteceu a 3ª Romaria das Comunidades ao Pontal do Pe. Cícero no alto da Serra do Quincuncá no município de Farias Brito-CE. O evento contou com a participação da comunidade católica fariasbritense com variada faixa etária, desde crianças até mesmo idosos enfrentaram o percurso de cerca de 04km da matriz de Farias Brito, até o Pontal do Pe. Cícero no alto da serra, além da participação de muitas caravanas de outras cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré, Cariús, Jucás, etc.
As 15h houve a concentração dos fiéis na matriz  e logo depois o terço do romeiro.

      As 15h aconteceu a concentração dos fiéis na Igreja Matriz centro de Nossa Senhora da Conceição em Farias Brito, logo em seguida rezado o terço do romeiro pelo pároco local, Adalmiran Vasconcelos, em cada dezena o vigário abriu espaço para os que quisessem fazer suas intenções. A romaria em sua terceira edição teve como tema: "No ano Mariano, os romeiros testemunham as virtudes cristãs na comunidade". Ao término do terço, teve início a organização dos cinco bloco os quais estavam intitulados: os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida; os 100 anos das aparições em Fátima, Portugal; as devoções marianas em Juazeiro do Norte (N. Sra. das Candeias e das Dores); a aparição em Lourdes - França e o dogma da Imaculada Conceição, e a devoção ao coração de Jesus e Maria nas renovações difundidas pelo Pe. Cícero.
A Chegada ao Pontal deu-se por volta das 17:30h 
       Ao som dos cânticos e das orações, os romeiros chegaram ao Pontal do Pe. Cícero por volta das 17:30h, onde o cantor e compositor Maurício Jorge cantava músicas, anterior a este momento, um grupo de jovens fez uma apresentação de Capoeira, projeto este desenvolvido sob a coordenação da Igreja, com a participação de jovens que moram ao entorno do Pontal.
A Romaria  contou com a participação de grande números de devotos.

   No alto da serra, uma grande multidão já aguardava a chegada da romaria. Posteriormente começaram as apresentações de cada bloco. Ao longo deste percurso de cerca de 04km, assim como na Romaria passada, duas tendas estavam montadas para a distribuição gratuita d' água, havendo ainda banheiros químicos, e transporte para os fiéis que não puderam ir a pé, a romaria contou com o apoio do Demutran, da Polícia Militar, SAMU, e prefeitura municipal. Segundo a estimativa do Departamento de trânsito de Farias Brito cerca de 5.000 mil pessoas participaram desta terceira edição da romaria, porém segundo os fiéis que participaram da romaria passada, este ano o número de devotos foi maior.
 A Missa foi celebrada pelo Bispo Gilberto e concelebrada por Pe. Adalmiran.
     A Missa teve início por volta das 19h, e foi celebrada por Dom Giberto Pastana, bispo da Diocese do Crato e concelebrada pelo Pe. Adalmiran Vasconcelos, ambos vieram a pé em meio aos fiéis devotos. No momento da Homília, ao comentar a passagem do evangelho (Mt, 11 28-30) o bispo ressaltou "Queridos irmãos e irmãs, a escola de Jesus é a escola da vida, aprender a verdadeira vida, vida da honestidade, vida da franqueza, vida da partilha e da solidariedade, essa vida que agrada o senhor, e essa é a vida que o Senhor quer nos ensinar, essa vida não tem fim, essa vida é eterna". Ao fim da Celebração Eucarística Padre Adalmiran agradeceu a todos os envolvidos para o êxito nesta 3ª Romaria das Comunidades.


Texto e fotos - Blog de Quincuncá. 20 de julho de 2017.  É permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citem o autor. 
(A informação a respeito da estimativa dos participantes da Romaria foi extraído da publicação no site da Diocese do Crato, igualmente, os nomes dos blocos que foi retirado do Site Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário