16 de outubro de 2017

I Encontro da Família Pereira e Silva aconteceu em Crato-CE

I Encontro da Família Pereira e Silva.  
       Aconteceu ontem (15/10), no Buffet Lagarta Pintada no bairro Lameiro em Crato-CE, regrado sob um clima de emoção e agradecimento, o I Encontro da Família Pereira e Silva, cujas raízes provém da Serra do Quincuncá em Farias Brito-CE. O evento reuniu em especial os familiares do casal Olegário Pereira da Silva (Vigário), e Maria Rita Pereira, e teve como intuito reunir as pessoas idosas, apresentando a elas as gerações mais novas, para tenham o conhecimento das suas raízes, e da sua própria família.
     O evento foi organizado pela família num grupo de whatsapp, em cerca de 15 dias, numa iniciativa tomada pelas netas de Olegário e Rita, Francisca (Nêm), Lúcia e Rejane Pereira, estas em conjunto com a família, decidiram os preparativos para o bom êxito da festa, e quem ficaria incumbido por quais responsabilidades.
      A escolha da data (15/10), deu-se  porque nesse dia, era aniversário da sra. Maria Iraci Pereira da Silva, que completou 89 anos, por isso seus filhos(a), e demais parentes não poderiam deixar de celebrar essa data tão especial, é válido lembrar ainda que Dona Iraci pensava até então que seria somente o encontro da família, mas na verdade foi uma surpresa, onde também foi comemorado seu natalício.
      Por volta do meio dia (12:00h), começaram a chegar os familiares, logo no início Padre Adalmiran, vigário de Farias Brito, procedeu uma bênção à família, e ressaltou a importância dela na construção da sociedade, adiante, Dr. Marcos Moreira agradeceu a todos os presentes, fez um elogio a família e parabenizou a mãe pelo aniversário. Em seguida  foi cantado os parabéns a aniversariante Iraci Pereira.
O 1° Encontro da família Pereira e Silva, reuniu familiares do casal de agricultores Olegário Pereira da Silva e Maria Rita Pereira, cuja foto estava estampada nas camisetas. (Foto cedida pela família).
     O encontro reuniu cerca de 80 pessoas entre filhos, netos, bisnetos, tataranetos, e outros parentes do casal de agricultores Olegário e Rita, sendo que 65 deles portavam a foto dos cônjuges em suas camisetas,  que ao todo tiveram 13 filhos: Arão, Luiz, Chicão, Marcolino, José Pereira (Zeca),  Gerson, Neuda, Antão Neto, dos quais restam apenas cinco vivos: Iraci, Chiquim, Ivonete, Naide e Iva, esta infelizmente por motivos maiores não pode comparecer, no entanto registrou-se a presença de boa parte dos outros familiares e descendentes, em grande maioria composta por netos do referido casal.
     A festa foi acompanhada pelo tradicional forró pé de serra, onde mais tarde foi servido o almoço. Sob esse clima de emoção, Cildinha Pereira presentou a tia Iraci, com um quadro (tipo galeria) com a fotografia do seu pai Arão, seguida por todos os tios(a), e os seus avós, e disse que devemos honrar nossos antepassados. Além do forró, outros estilos musicais animaram a festa que durou até por volta de 20:00h, ao som do zabumba, triângulo e sanfona, alguns integrantes da família improvisaram e cantaram sucessos nacionais imortalizados na voz de Zeca Baleiro, Nelson Gonçalves, etc.
     Participaram dessa festa, gente de toda parte, como Chiquim (Filho de Olegário e Rita), que veio de Cuiabá, o bisneto Rafael Moreira de Fortaleza, além de muitas pessoas da Serra do Quincuncá, Crato e Juazeiro do Norte, etc. A expectativa da família, é de ano que vem (2018) seja realizado em maior número, o II encontro da família Pereira e Silva, e assim por diante.
     Particularmente, agradeço a família pela confiança em me convidar para registrar esse evento que reuniu integrantes da família Pereira e Silva, uma das tradicionais proles da Serra do Quincuncá - Farias Brito-CE.
Acompanhe algumas fotografias desse momento histórico para a família:
Vanilde Oliveira, Maria Iraci e Lúcia Pereira. (Foto: Blog de Quincuncá).
Pe. Adalmiram, e os filhos de D. Iraci: Ana Claúdia, Marcos e Francisca.
(Foto Blog de Quincuncá).
Familiares do casal  Olegário Pereira e Maria Rita. (Foto: Blog de Quincuncá).
Pe. Adalmiram, procedeu uma benção a família. (Foto: Blog de Quincuncá).
Maria Iraci comemorou seu natalício de 89 anos.  (Foto Blog de Quincuncá).
Dos 05 filhos vivos de Olegário e Rita, 04 se fizeram presente. Da esq. para a
direita: Iraci, Chiquim, Ivonete, e Naide.  (Foto: Blog de Quincuncá).
Parte da Família Pereira e Silva.(Foto: Blog de Quincuncá).

Quadro -Galeria, com a foto do casal Olegário e Rita, acompanhado dos filhos(a)
Presente de Cildinha Pereira, a tia Iraci.  (Foto: Blog de Quincuncá).
O forró, e vários estilos musicais animaram o Encontro da Família Pereira e Silva
(Foto: Blog de Quincuncá).

Almoço em Família. (Foto: Blog de Quincuncá).

Filhos, netas e bisneta de Olegário e Rita. (Foto: Blog de Quincuncá).

Marcos Moreira, com seus filhos  (Foto: Blog de Quincuncá).
Descendentes do casal Olegário e Rita.  (Foto: Blog de Quincuncá).

Netos (a) de Iraci Pereira, acompanhados da avó.
(Foto: Blog de Quincuncá).

7 comentários:

  1. Meus amores.💞 Ass : Reia (filha de Luis Pereira ) e Dr.Carlos ( filhos de Iraci Pereira ) que nao puderam estar presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, mais segundo a família vocês terão outras oportunidades, pois o encontro será realizado anualmente!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria sobre o primeiro encontro da família Pereira e Silva! Foi muito divertido!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha família mora no crato Ceará. Meu avô Joaquim Manoel da Silva. Filhos marineide neli João Bosco,jussie Alexandre.

    ResponderExcluir