16 de outubro de 2017

I Encontro da Família Pereira e Silva aconteceu em Crato-CE

I Encontro da Família Pereira e Silva.  
       Aconteceu ontem (15/10), no Buffet Lagarta Pintada no bairro Lameiro em Crato-CE, regrado sob um clima de emoção e agradecimento, o I Encontro da Família Pereira e Silva, cujas raízes provém da Serra do Quincuncá em Farias Brito-CE. O evento reuniu em especial os familiares do casal Olegário Pereira da Silva (Vigário), e Maria Rita Pereira, e teve como intuito reunir as pessoas idosas, apresentando a elas as gerações mais novas, para tenham o conhecimento das suas raízes, e da sua própria família.
     O evento foi organizado pela família num grupo de whatsapp, em cerca de 15 dias, numa iniciativa tomada pelas netas de Olegário e Rita, Francisca (Nêm), Lúcia e Rejane Pereira, estas em conjunto com a família, decidiram os preparativos para o bom êxito da festa, e quem ficaria incumbido por quais responsabilidades.
      A escolha da data (15/10), deu-se  porque nesse dia, era aniversário da sra. Maria Iraci Pereira da Silva, que completou 89 anos, por isso seus filhos(a), e demais parentes não poderiam deixar de celebrar essa data tão especial, é válido lembrar ainda que Dona Iraci pensava até então que seria somente o encontro da família, mas na verdade foi uma surpresa, onde também foi comemorado seu natalício.
      Por volta do meio dia (12:00h), começaram a chegar os familiares, logo no início Padre Adalmiran, vigário de Farias Brito, procedeu uma bênção à família, e ressaltou a importância dela na construção da sociedade, adiante, Dr. Marcos Moreira agradeceu a todos os presentes, fez um elogio a família e parabenizou a mãe pelo aniversário. Em seguida  foi cantado os parabéns a aniversariante Iraci Pereira.
O 1° Encontro da família Pereira e Silva, reuniu familiares do casal de agricultores Olegário Pereira da Silva e Maria Rita Pereira, cuja foto estava estampada nas camisetas. (Foto cedida pela família).
     O encontro reuniu cerca de 80 pessoas entre filhos, netos, bisnetos, tataranetos, e outros parentes do casal de agricultores Olegário e Rita, sendo que 65 deles portavam a foto dos cônjuges em suas camisetas,  que ao todo tiveram 13 filhos: Arão, Luiz, Chicão, Marcolino, José Pereira (Zeca),  Gerson, Neuda, Antão Neto, dos quais restam apenas cinco vivos: Iraci, Chiquim, Ivonete, Naide e Iva, esta infelizmente por motivos maiores não pode comparecer, no entanto registrou-se a presença de boa parte dos outros familiares e descendentes, em grande maioria composta por netos do referido casal.
     A festa foi acompanhada pelo tradicional forró pé de serra, onde mais tarde foi servido o almoço. Sob esse clima de emoção, Cildinha Pereira presentou a tia Iraci, com um quadro (tipo galeria) com a fotografia do seu pai Arão, seguida por todos os tios(a), e os seus avós, e disse que devemos honrar nossos antepassados. Além do forró, outros estilos musicais animaram a festa que durou até por volta de 20:00h, ao som do zabumba, triângulo e sanfona, alguns integrantes da família improvisaram e cantaram sucessos nacionais imortalizados na voz de Zeca Baleiro, Nelson Gonçalves, etc.
     Participaram dessa festa, gente de toda parte, como Chiquim (Filho de Olegário e Rita), que veio de Cuiabá, o bisneto Rafael Moreira de Fortaleza, além de muitas pessoas da Serra do Quincuncá, Crato e Juazeiro do Norte, etc. A expectativa da família, é de ano que vem (2018) seja realizado em maior número, o II encontro da família Pereira e Silva, e assim por diante.
     Particularmente, agradeço a família pela confiança em me convidar para registrar esse evento que reuniu integrantes da família Pereira e Silva, uma das tradicionais proles da Serra do Quincuncá - Farias Brito-CE.
Acompanhe algumas fotografias desse momento histórico para a família:
Vanilde Oliveira, Maria Iraci e Lúcia Pereira. (Foto: Blog de Quincuncá).
Pe. Adalmiram, e os filhos de D. Iraci: Ana Claúdia, Marcos e Francisca.
(Foto Blog de Quincuncá).
Familiares do casal  Olegário Pereira e Maria Rita. (Foto: Blog de Quincuncá).
Pe. Adalmiram, procedeu uma benção a família. (Foto: Blog de Quincuncá).
Maria Iraci comemorou seu natalício de 89 anos.  (Foto Blog de Quincuncá).
Dos 05 filhos vivos de Olegário e Rita, 04 se fizeram presente. Da esq. para a
direita: Iraci, Chiquim, Ivonete, e Naide.  (Foto: Blog de Quincuncá).
Parte da Família Pereira e Silva.(Foto: Blog de Quincuncá).

Quadro -Galeria, com a foto do casal Olegário e Rita, acompanhado dos filhos(a)
Presente de Cildinha Pereira, a tia Iraci.  (Foto: Blog de Quincuncá).
O forró, e vários estilos musicais animaram o Encontro da Família Pereira e Silva
(Foto: Blog de Quincuncá).

Almoço em Família. (Foto: Blog de Quincuncá).

Filhos, netas e bisneta de Olegário e Rita. (Foto: Blog de Quincuncá).

Marcos Moreira, com seus filhos  (Foto: Blog de Quincuncá).
Descendentes do casal Olegário e Rita.  (Foto: Blog de Quincuncá).

Netos (a) de Iraci Pereira, acompanhados da avó.
(Foto: Blog de Quincuncá).

4 comentários:

  1. Meus amores.💞 Ass : Reia (filha de Luis Pereira ) e Dr.Carlos ( filhos de Iraci Pereira ) que nao puderam estar presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, mais segundo a família vocês terão outras oportunidades, pois o encontro será realizado anualmente!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria sobre o primeiro encontro da família Pereira e Silva! Foi muito divertido!

    ResponderExcluir