3 de dezembro de 2019

Memória fotográfica: Imagem revela como era o Interior da Matriz de F. B na déc. 1970

Interior da Matriz  na déc. de 1970. Imagem ampliada de monóculos pertencente ao Pe. Wilton Leite, digitalizado pelo BQ.
Uma vez que estamos no período da Festa da Padroeira do município, achei por bem, postar esse registro fotográfico, que é um dos poucos, se não o único, que retrata como era o interior da Igreja Matriz de Farias Brito-CE, durante a década de 1970.
Na época, como pode-se ver, três fileiras de banco, compunham a assembleia, restando apenas dois corredores centrais. Além de dois altares laterais e o altar da Padroeira N. Sra. da Conceição ao centro. Na imagem em questão, o Padre que aparece de costas, trajando batina, trata-se do Pe. Wilton Leite.
É uma pena perceber o quanto os templos católicos, tanto da cidade, como dos distritos e vilas, sofreram com o desmanche da sua originalidade, simplesmente para dar espaço ao novo, considerado bonito nos olhos de alguns, todavia, desprovidos de tradições.
Que essa imagem sirva não apenas para relembrar, mas para que a comunidade abra os olhos, e sejam defensores(a) do seu patrimônio.
Interior da Matriz nos dias atuais (Nov. 2019). Registro feito pelo Blog de Quincuncá.

Fachada da Igreja Matriz Centro - Farias Brito-CE, (Nov. 2019) - Foto: Blog de Quincuncá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário