Pedro Natalício da Silva foi quem coroou a imagem do Padroeiro. Foto: Blog de Quincuncá |
No dia 30 de junho de 2021 (quarta-feira), a comunidade católica de Quincuncá celebrou os 125 anos de fundação da Igreja Católica local. A escolha da data se deu através de pesquisas pelo historiador, Guilherme Pereira (também autor deste Blog), onde ao entrevistar idosos e consultar registros eclesiásticos, verificou-se que a fundação do primitivo templo deu-se em data desconhecida, no mês de junho de 1896. A ideia de realizar essa solenidade por sua vez, também foi iniciativa do historiador supracitado, com o apoio dos membros da referida Igreja.
Transcorridos então 125 anos, no dia 30 de junho, uma vasta programação memorou esse marco na história local. Ao 12:00h, houve a salva de fogos e o repique do sino, às 18:30, caminhada partindo do Cruzeiro das Virgens em direção a Igreja, acompanhada pela Banda de Música Municipal Pe. David Moreira, e logo em seguida a celebração da palavra, ministrada pelo Seminarista, Ricardo Pereira, encerrando finalmente com a coroação da Imagem do padroeiro, que foi realizada pelo Sr. Pedro Natalício da Silva (87 anos), bisneto de José Rodrigues da Silva, (doador do patrimônio para a povoação da Vila), além de ser um dos idosos, que no passado se dedicaram a serviços de voluntariado na instituição.
Já em março, por ocasião dos festejos do Padroeiro, o tema escolhido memorava essa data jubilar "Nos 125 anos de devoção, rogamos a São José, saúde, paz e proteção". Na época, uma exposição, também organizada pelo historiador supracitado, reuniu 125 registros entre fotos e documentos em alusão aos 125 anos de história. A mesma ficou exposta no Centro Pastoral entre os dias 10 de março a 30 de junho de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário