14 de julho de 2021

Biografia de Bibiana Gonçalves Leite "Dona Creusa"

Dona Creusa em foto de RG, expedido em 1984, aos 46 anos.
Cedido pela filha, Maria Arlene Leite Pinheiro

   Bibiana Gonçalves Leite, mas conhecida como Creusa, nasceu no Sítio Cajuí - Serra do Quincuncá, município de Farias Brito-CE, no dia 30 de dezembro de 1938, sendo filha do casal, Antônio Alves Bezerra "Senhor Bezerra" e Minervina Pereira e Silva "Dona Nevinha". 

   Viveu a infância e adolescência no Sítio Cajuí junto com seus irmãos: Hélio (in memoriam), Antônio (in memoriam), Tadeu (in memoriam), Assis (in memoriam), Zuleide e Acrisleide, além de outros falecidos ainda crianças. 

Creusa em registro de sua juventude.
Foto cedida por seu filho, José Alberto. 

  No final da década de 1950, casou-se com João Pereira Leite "João Batista" (29/08/1938 - 05/01/2014), sendo a mãe de oito filhos: Acácio, Afrânio, Zé Alberto, Alderi, Sinara, Sônia, Arlene e Silvana. Após o matrimônio, mudou-se para o Distrito de Quincuncá, onde habitou a princípio na Rua Antero Rodrigues (onde hoje funciona a loja de sua filha Sinara), em seguida na Rua Duques Pereira (Beco do pecado), e finalmente na Rua São Francisco, antigamente denominada de Asa Branca. 

   Conhecida por seu jeito solícito, Dona Creusa destacou-se como costureira, obtendo através desse ofício muito renome, prova disso é que muitas pessoas a procuravam para fazer serviços de costura e reparo em roupas, inclusive atendendo serviços considerados mais complexos, como o de costurar vestidos de noiva. 

   Em 01 de março de 1977, foi contratada como atendente do mini posto de Quincuncá, pela Prefeitura municipal de Farias Brito-CE, no governo de João Matias. Nesse período desempenhou também por algum tempo a função de professora municipal, na época preparava os alunos para os exames de admissão ao ginásio, que corresponde a 5ª a 8ª série nos dias atuais. 

   Faleceu em 21 de novembro de 1996, aos 56 anos incompletos, deixando muitas saudades aos familiares e amigos. 

______________________________________

FONTES: 

*Depoimento de Maria Arlene Leite Pinheiro - Julho/2021;

*Website Domínio Público <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002202.pdf> Acesso em 14 de julho de 2021; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário