Dona Creusa em foto de RG, expedido em 1984, aos 46 anos. Cedido pela filha, Maria Arlene Leite Pinheiro |
Bibiana Gonçalves Leite, mas conhecida como Creusa, nasceu no Sítio Cajuí - Serra do Quincuncá, município de Farias Brito-CE, no dia 30 de dezembro de 1938, sendo filha do casal, Antônio Alves Bezerra "Senhor Bezerra" e Minervina Pereira e Silva "Dona Nevinha".
Viveu a infância e adolescência no Sítio Cajuí junto com seus irmãos: Hélio (in memoriam), Antônio (in memoriam), Tadeu (in memoriam), Assis (in memoriam), Zuleide e Acrisleide, além de outros falecidos ainda crianças.
Creusa em registro de sua juventude. Foto cedida por seu filho, José Alberto. |
No final da década de 1950, casou-se com João Pereira Leite "João Batista" (29/08/1938 - 05/01/2014), sendo a mãe de oito filhos: Acácio, Afrânio, Zé Alberto, Alderi, Sinara, Sônia, Arlene e Silvana. Após o matrimônio, mudou-se para o Distrito de Quincuncá, onde habitou a princípio na Rua Antero Rodrigues (onde hoje funciona a loja de sua filha Sinara), em seguida na Rua Duques Pereira (Beco do pecado), e finalmente na Rua São Francisco, antigamente denominada de Asa Branca.
Conhecida por seu jeito solícito, Dona Creusa destacou-se como costureira, obtendo através desse ofício muito renome, prova disso é que muitas pessoas a procuravam para fazer serviços de costura e reparo em roupas, inclusive atendendo serviços considerados mais complexos, como o de costurar vestidos de noiva.
Em 01 de março de 1977, foi contratada como atendente do mini posto de Quincuncá, pela Prefeitura municipal de Farias Brito-CE, no governo de João Matias. Nesse período desempenhou também por algum tempo a função de professora municipal, na época preparava os alunos para os exames de admissão ao ginásio, que corresponde a 5ª a 8ª série nos dias atuais.
Faleceu em 21 de novembro de 1996, aos 56 anos incompletos, deixando muitas saudades aos familiares e amigos.
______________________________________
FONTES:
*Depoimento de Maria Arlene Leite Pinheiro - Julho/2021;
*Website Domínio Público <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002202.pdf> Acesso em 14 de julho de 2021;
Nenhum comentário:
Postar um comentário