29 de novembro de 2024

Homenagem ao casal, Zé de Oséias & Juvenila, na passagem do 65º aniversário de matrimônio

Zé de Oséias e Juvenila. Foto enviada por Elisian Pinho

Neste dia 29 de novembro, cumprimentamos ao casal José Ferreira de Pinho (Zé de Oséias) e Antônia Jovenila de Pinho (Dona Juvenila), pela passagem de suas Bodas de Platina (65 anos) de casados, transcorridos nessa data.

Ilustres moradores do Barreiro do Jorge na Serra do Quincuncá, o casal oficializou a união matrimonial na Capela de São Francisco da Vila Lagoa Seca, em 1959.

Pais de seis filhos: Antônia Miriam, Francisco (in memoriam), Elisian Ferreira, Ossean Ferreira, José Ivan, Edivan Ferreira, o casal carrega em sua trajetória, a responsabilidade de ter mantido viva a tradição das farinhadas por quase cinco décadas.

Foto: Elisian Pinho 📷

17 de novembro de 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Francisca Dulce de Souza

Com pesar, comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Dulce de Souza ou apenas Dona Francisca, ocorrido hoje, 17 de novembro de 2024.

Nascida em 1942, tendo assim 82 anos, Dona Francisca era viúva do Sr. Francisco Rodrigues, sendo a mãe de quatro filhos: Cicinho, José, Fátima e Aparecida.

Atualmente moradora na Rua Padre Cícero, na sede do Distrito de Quincuncá, no passado ela e sua família residiam no Sítio Areias. 

Nossa solidariedade a toda a família!

12 de novembro de 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Dona Lurdes das Areias

Comunicamos o falecimento da Sra. Maria de Lourdes Rodrigues, mas conhecida como "Dona Lurdes", ocorrido na manhã de hoje (12), no Hospital Geral de Farias Brito-CE.

Nascida no Sítio Areias, em 1943, tendo assim 81 anos, ela era filha do Pernambucano, José Rodrigues Leal e da Cearense, Antônia Gonçalves da Silva, que conceberam 10 filhos.

Casada com Carmino Alves da Silva, era mãe de treze filhos: Jucelina, Francisca (Neném), Damião, Maria, José, Ronaldo, Arnaldo, Cícera, além de Francisca, Antônia, Cosmo, Antª Rodrigues, Cícera (Adriana), que já faleceram.

Atualmente aposentada, Dona Lurdes residia na Rua do Cruzeiro na sede do Distrito de Quincuncá.

Externamos a família, nossas condolências pela perca!

VELÓRIO E SEPULTAMENTO: O velório acontecerá em sua residência à Rua do Cruzeiro. Às 17:00h, haverá celebração em sufrágio de sua alma na Igreja de São José, seguida do sepultamento no Cemitério Padre Cícero.

11 de novembro de 2024

Nota de pesar pelo falecimento da centenária, Bilú aos 100 anos e 11 meses

Comunicamos o falecimento da Sra. Maria Gonçalves da Silva, mas conhecida como Dona Bilú, ocorrido na tarde de hoje (11), aos 100 anos, 11 meses e 22 dias.

Natural do Sítio Carnaúba, Distrito de Cariutaba, Farias Brito-CE, onde nasceu em 1923, ela era a primogênita de uma família de seis irmãos.

Sempre tendo a agricultura como sua profissão, hoje estando aposentada, Bilú era uma das moradoras centenárias do Distrito de Quincuncá, comunidade que adotou como sua terra desde 1978, quando aqui fixou moradia, há 46 anos.

Nossos sentimentos de pesar e abraço fraterno à toda a família!

VELÓRIO E SEPULTAMENTO: O velório segue ocorrendo na Rua Ladislau Pereira, e o sepultamento está previsto para as 09:00h de amanhã (12), no Cemitério Padre Cícero.

10 de novembro de 2024

Memória fotográfica: Inauguração do Relógio da torre da Igreja de São José e casamentos comunitários - 1974

Quincuncá, 10 de novembro de 1974. Foto enviada por Antônia Ruth de Crato-CE. 

EFEMÉRIDES: HÁ 50 ANOS ERA INAUGURADO O RELÓGIO NA TORRE DA IGREJA DO QUINCUNCÁ. SOLENIDADE MARCADA PELA REALIZAÇÃO DE 05 CASAMENTOS COMUNITÁRIOS.

Exatamente, há 50 anos, às 09:00h da manhã, do dia 10 de novembro de 1974, aconteceu no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, a inauguração do relógio na torre da Igreja de São José. A solenidade foi marcada pela realização de casamentos comunitários, na qual cinco casais oficializaram sua união perante a Igreja, em cerimônia presidida pelo então pároco, José Wilton Leite, hoje Monsenhor.

Entre esses casais, estavam Francisco Ferreira dos Santos (Tico) & Maria Alves da Silva (Ceicinha), que figuram como o primeiro na fotografia, (com o noivo portando terno azul destacando-se entre os demais).

Na época do matrimônio, o noivo tinha 22 e a noiva,18 anos, respectivamente. Tico era natural do município de Assaré-CE, filho de Manoel Ferreira dos Santos e Francisca Barbosa dos Santos, já Ceicinha, natural da própria Serra do Quincuncá, sendo seus genitores, Pedro Alves da Costa Dias (Pedro Belizário) e Antônia Gonçalves da Silva (Toinha).

Pais de cinco filhas: Cícera (Vandinha), Antônia (Valdirene), Maria Vandernúbia, e as gêmeas, Ruth e Raquel. Tico e Ceicinha residiram à princípio no Sítio Juá, município de Assaré-CE, em seguida na sede de Farias Brito-CE, e atualmente têm a cidade do Crato-CE, como o seu lar, onde estão a celebrar suas Bodas de ouro, revivendo todo o percurso que passaram desde aquele dia que disseram "sim" um ao outro.

Nossa saudação ao casal! E desejo de ver nosso relógio da torre funcionando um dia novamente!

3 de novembro de 2024

Sob iniciativa do Blog de Quincuncá, Oratório do Pe. Cícero é inaugurado em Cemitério do Quincuncá no dia de finados

Compilado de imagens do espaço no dia seguinte a inauguração. 

Neste sábado, 02 de novembro de 2024, a comunidade Católica Quincuncaense, vivenciou um momento ímpar de sua história, inaugurando um Oratório em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista no Cemitério que leva o seu nome.

Missa de finados - Igreja de São José, Quincuncá. 


A solenidade iniciou às 18:00h, com a acolhida da imagem durante a Missa de Finados na Igreja de São José. Ao término da celebração, o ícone foi conduzida pelos fiéis em Procissão até o Cemitério, onde foi entronizada, sob olhares atentos de centenas de fiéis.

Procissão até o Cemitério, onde a imagem foi entronizada. 

A obra erguida a partir de doações, foi uma iniciativa do Blog de Quincuncá, visando dar mais notoriedade a participação do sacerdote na história local, aonde abençoou o terreno onde se acham a Igreja de São José e o próprio Cemitério. 

Vista para o Oratório - Travessa São Francisco, Quincuncá. 

Construído em um ponto estratégico do campo santo, sob um lajeiro (formação rochosa), localizado ao centro do Cemitério, o monumento poderá ser facilmente visualizado não apenas por aqueles que visitam os túmulos dos entes queridos, mas por todos moradores e visitantes que transitam  pelas ruas do entorno. 

De modo especial, o Blog de Quincuncá, na pessoa de seu fundador, Guilherme Pereira, agradece a todos que contribuíram para que esse projeto, não fosse apenas um sonho, mas uma realidade. Fica registrado o nosso apelo para a manutenção do espaço e pedidos de mais doações, para que muito brevemente, possamos instalar os vidros temperados, possibilitando a integridade do ícone exposto. 

CONFIRA OUTROS FOTOS - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR. 


      

              

1 de novembro de 2024

Blog de Quincuncá convida população para a inauguração do Oratório do Pe. Cícero no Cemitério do Quincuncá


Contamos com a presença de todos nesse momento ímpar da nossa história. Uma ocasião que será dado o devido reconhecimento ao fundador do Cemitério do Quincuncá, o Padre Cícero Romão Batista, no ano que marca o seu 180° aniversário de nascimento e os 90 anos de sua morte.