28 de fevereiro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Dona Iraci Pereira

Com pesar, comunicamos o falecimento da nossa conterrânea, Maria Iraci Pereira da Silva, ocorrido na madrugada de hoje, 28 de fevereiro de 2025.

Nascida em 1928 tendo assim 96 anos, Dona Iraci era natural da Vila Umari na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE. Filha de Olegário Pereira e Silva (Vigário) e Maria Rita Pereira, ela era a 2° de uma linhagem de catorze irmãos: Arão, Antônia, Francisco (Gerson), José (Zeca), Luiz, Marcolino, Neuda, Francisco (Chicão), Antão (Tãozinho). Vivos restam apenas: Iva, Ivonete, Ivonaide e Francisco (Chiquinho).

Nos anos 1950, casou-se com Antônio Moreira da Silva, com quem teve sete filhos: Francisca (Fanca), Francisca (Nêm), Dr. Marcos Moreira, Carlos, Macário (in memoriam), Ana Cláudia e Adriana (in memoriam).

Após o matrimônio, passou a residir na Cidade do Crato-CE, intercalando com estadias em Quincuncá, onde ajudava seu esposo nas atividades do comércio.

Conhecida por seu jeito alegre, bem humorada e festiva, Dona Iraci se vai deixando saudades e um grande legado para seus familiares.

Em nome da comunidade Quincuncaense, expressamos nossa solidariedade e abraço fraterno a toda a família enlutada. 

VELÓRIO E SEPULTAMENTO:

O velório acontece a partir das 09h de hoje (28), no Centro de Velório Anjo da Guarda à Rua Nelson Alencar, n° 748 em Crato-CE. Às 16h, será celebrada a Missa de corpo presente, seguida do sepultamento no Cemitério Anjo da Guarda no Barro Branco na mesma cidade.

25 de fevereiro de 2025

Homenagem a Albertina Pereira dos Santos, na passagem dos seus 90 anos

HOMENAGEM A ALBERTINA PEREIRA DOS SANTOS, NA PASSAGEM DOS SEUS 90 ANOS.

Nascida em 15 de fevereiro de 1934, em Araticum, como assim era denominado o Distrito de Quincuncá, em Farias Brito-CE, Albertina é filha de Herculano Pereira e Silva e Maria Francisca de Holanda (Dona Cotinha), sendo a 5° de uma família de oito irmãos: Aderson (in memoriam), Adalberto (in memoriam), Anilberto (in memoriam), Carmelita, Carmelina, Maria da Salete, Gilberto (in memoriam) e Shirley.

Na infância, estudou na Escola Apostólica de Baturité-CE, depois retornou a Quincuncá onde dividiu cadeiras como professora, juntamente com Narcisa de Pedoca no grupo escolar local.

Na década de 1950, casou-se com Edilberto Moreira da Silva, com quem teve três filhos: Francisca (Fanca), Mardonio (in memoriam) e Antônio.

Em 1965, já viúva, passou a residir na Cidade do Crato-CE, onde trabalhou como bordadeira no Hospital São Miguel.

Ao completar 90 anos no último dia 15 de fevereiro, Albertina carrega uma história de lutas, de zelo, amor e dedicação à sua família.

12 de fevereiro de 2025

Felicitações a Dona Neci pelo seu aniversário de 86 anos.

Dona Neci. Foto enviada pela família. 

Registramos nesse dia 12 de fevereiro, o aniversário de 86 anos da nossa conterrânea, Neci Maria da Conceição ou simplesmente "Dona Neci".

Nascida em 1939, no Sítio Tabuleiro na Serra do Quincuncá, filha de Francelina Maria da Conceição (Dona França) e Joaquim Gonçalves de Alencar, ela é a 2° de uma família de cinco irmãos: Zé da Viola (in memoriam), Inácia, Antônio e Francisca (Chaguinha).

Casou-se com Francisco Trigueiro dos Santos (Chico Trigueiro), com quem formou uma família de oito filhos: Cícero (in memoriam), Conceição, Antonina, Francival, Dalvirene, Joaquim, Maria e Willian.

Por décadas residiu na Vila Lagoa Seca e atualmente vive na companhia de seus filhos no Estado de São Paulo.

Avó de 16 netos, bisavó de 07 bisnetos e trisavó de 05 trinetos, Dona Neci é um exemplo de coragem, determinação e amor a família, e recebe nesta data a homenagem dos seus familiares e amigos.

Feliz 86 anos!

10 de fevereiro de 2025

Felicitações ao Monsenhor Wilton Leite pelos seus 89 anos

Monsenhor Wilton defronte ao altar da Igreja Matriz de sua terra natal - Foto BQ (2019).  

Registramos nesse dia 10 de fevereiro, a passagem do aniversário do Monsenhor José Wilton Leite, que celebra 89 anos.

Nascido em 1936, natural de Aurora-CE, ele desempenhou a função de Pároco na cidade de Farias Brito-CE entre os anos de 1972 a 1984, estando atualmente como sacerdote emérito no município de Campos Sales-CE.

A um passo de completar 90 anos, Monsenhor Wilton é uma figura sempre lembrada pelos fiéis Fariasbritenses pelo seu carisma e dinamismo, sendo uma referência da religiosidade nos tempos de outrora em nossas terras.

9 de fevereiro de 2025

Felicitações ao Sr. Chico Dino na passagem dos seus 83 anos

Chico Dino, em foto enviada pela família. 

Registramos neste dia 09 de fevereiro de 2025, o aniversário de 83 anos do Sr. Francisco Mateus Silva, mas conhecido como Chico Dino.

Nascido em 1942 na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE, ele é filho adotivo de Maria Teresa de Jesus e Manoel Dino da Silva, sendo o único vivente entre seus sete irmãos: José Dino, Maria Brasilina (Nega), Antônia, Francisca, Estevam, Antônio e Teresinha.

Em 1960, quando contava com 18 anos, mudou-se para o Estado de São Paulo, retornando anos mais tarde ao Ceará, onde conheceu a sua companheira, Maria José Palácio (in memoriam), com quem formou uma família de quatro filhas: Maricélia, Meriele, Marcélia e Márcia. Possui outros dois filhos, de nomes: Rodrigo e Mikaelly, frutos de outros relacionamentos.

Após o matrimônio residiu na Serra do Quincuncá, e em seguida retornou ao Estado de São Paulo, de onde mais tarde transferiu-se para o Rio de Janeiro, finalmente fixando moradia na Cidade de Assaré-CE, onde vive nos dias atuais.

Nossas felicitações ao Sr. Chico Dino!

7 de fevereiro de 2025

Efemérides: Centenário de nascimento de Delmina Vitória da Conceição - Homenagem póstuma

 EFEMÉRIDES: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DELMINA VITÓRIA DA CONCEIÇÃO (HOMENAGEM PÓSTUMA).

Nascida em 07 de fevereiro de 1925, no Sítio Fazenda - Serra do Quincuncá, hoje pertencente ao município de Farias Brito-CE, Delmina era filha de Victória Maria da Conceição e Livino José Francisco das Chagas.

Proveniente de uma família de oito irmãos: Maria, Aurora, Mariquinha, Sinobre, Polibe, além de Arlina e João (os únicos que permanecem vivos), sua mãe era uma Cearense e seu pai, um Pernambucano, natural da cidade de Triunfo, que migrou para o Ceará aos 16 anos, em 1911, após a dimensão tomada pela questão religiosa de "Joaseiro", que envolveu as figuras do Padre Cícero Romão Batista e da Beata Maria de Araújo.

No início dos anos 1950, casou-se com Joaquim André de Lima, com quem teve nove filhos: Carmelita, José André (de quem não se sabe seu paradeiro), Antônio (in memoriam), João, Francisco "Cildo" (in memoriam), além de outros quatro filhos que morreram ainda crianças.

Sempre trabalhando na agricultura e nos afazeres domésticos, Dona Delmina também praticava a costura, realizando pequenos serviços para ela e sua família.

Ficando viúva, e já começando a sentir o peso da idade, no ano de 2002 mudou-se para a sede do Distrito de Quincuncá, vivendo na companhia de sua filha, Carmelita.

Em 2011, quanto da construção da Capela de Nossa Sra. Aparecida do Sítio Fazenda, ela foi a doadora do terreno onde se acha o referido templo, um anseio antigo dos fiéis católicos de sua terra natal.

Faleceu em 04 de setembro de 2022, aos 97 anos, deixando saudades.

Nesta data que marca o seu centenário de nascimento, prestamos-lhes pois essa homenagem póstuma.

6 de fevereiro de 2025

Efemérides: Centenário de nascimento de Antônio Rodrigues da Silva - Homenagem póstuma

EFEMÉRIDES: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANTÔNIO RODRIGUES DA SILVA (HOMENAGEM PÓSTUMA).

Nascido em 06 de fevereiro de 1925, no povoado de Araticum (atual Quincuncá), pertencente atualmente ao município de Farias Brito-CE, Antônio Rodrigues era filho do casal, Raimundo Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues da Silva, sendo o 5° de uma família de onze irmãos: Josafá, Lindalva, Marcelino, Aluízio, Nilza e Antônia, além de Manoel, Agostinho, José e Maria que morreram ainda na infância.

Nos anos 1950, contraiu matrimônio com Antônia Gonçalves da Silva, mas conhecida como Dona Sitonha, concebendo vários filhos, dos quais cinco sobreviveram, são eles: Gizeuda, Gisleuda, Gislene, Maria Lindalva e Cícero Genário (in memoriam).

Vivendo toda a sua trajetória em nossa comunidade, Antônio tinha a profissão de agricultor, ofício que certamente herdou dos seus pais.

Faleceu em 12 de setembro de 1996 anos 71 anos, deixando saudades aos familiares e amigos.

Neste dia que marca o seu centenário de nascimento, o Blog de Quincuncá presta-lhes essa singela homenagem póstuma, afinal 100 anos é uma data especial, seja ela a pessoa estando viva ou não.