5 de junho de 2015

Memória: A pousada de Maria Carlos

Manoel Rodrigues do Nascimento  e Maria Rodrigues de Souza
          Maria Rodrigues de Souza, mas conhecida como Maria Carlos, nasceu na antiga vila Araticum, atual Quincuncá aos 12 de maio de 1901, uma mulher batalhadora, e todos a conheciam principalmente por sua jeito alegre. Contraiu matrimônio com Manoel Rodrigues do Nascimento, mas conhecido como Nê, quando tinha 16 anos, e deste casório provenieram 04 filhos: Eliziário, Adetiza, Irismar e Diva. Juntos eram proprietários de uma pousada  localizada em frente à Capela de São José.

Local da pousada (Atual residência de Diva)
         Ali acolhiam os visitantes, padres, médicos que chegassem ao pequeno povoado, comercializando comidas, quitutes, pão de ló, muncunzá, etc. Até hoje, a fabricação dos doces, continua nas mãos de sua filha Diva e Natalício. Além disso, Dona Maria Carlos também era costureira e ensinava a quem quisessem aprender tal ofício,  
         Era devota de São José e ajudava no que podia com os festejos ao padroeiro no mês de março, doando alimentos para leiloar e também ajudava nas coroações, lapinhas e tudo mais que houvesse na capela. Faleceu em 14 de abril de 1970, aos 69 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, deixando muitos ensinamentos, e constituiu-se  também, como uma referência em hospitalidade. 



ENTREVISTAS:

Diva Rodrigues de Souza

Pedro Natalício da Silva

Um comentário: