20 de junho de 2015

Barragem Enoch Rodrigues - Quincuncá

Barragem Enoch Rodrigues no período das Cheias, em 2015.
    A construção da primeira Barragem de Quincuncá, data do início da década de 1940, e só foi possível por meio da concessão de terras pelos descendentes da família Rodrigues e uma outra parte, doação do Sr. Ladislau Pereira da Silva (1881-1963). 
   Em 1948, a fim de propiciar que o reservatório armazenasse mais água, o governo municipal de Farias Brito, decidiu altear a primitiva parede, porém, numa tentativa de "economizar", optou pela mão de obra mais barata. Acontece que o serviço foi mal executado, de que modo que a parede não suportou e veio à romper, em 13 de maio de 1949, para comoção de toda a Comunidade. 
   Após o período invernoso daquele ano, iniciaram os trabalhos de reconstrução, liderados pelo mestre José Pereira da Silva, conhecido por "Zezinho Salvador", concluídos em 1950, durante a gestão do então prefeito Enoch Rodrigues, razão pelo qual têm esse nome.

Barragem Enoch Rodrigues em Julho/1995

    Antes da implantação da rede de distribuição de água, o local era muito frequentado, especialmente por mulheres, que utilizavam o espaço não só como meio de lazer, mas para lavar roupas e ariar alumínios. Hoje tal cena não é comum, e o que se destaca é a procura como meio de lazer e atividade de pesca. É um local de tamanha beleza, sobretudo no período das cheias, um cartão postal de Quincuncá, que infelizmente ainda enfrenta  problemas relacionados à poluição, privatização de algumas áreas submersas, com o uso de cercas, e ainda aterro, processo este acelerado por conta dos arrados das roças, localizadas em partes de terra que escoam para dentro do reservatório. 


ENTREVISTAS:
*Antonio Fonseca Dias (Tota Fonseca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário