21 de novembro de 2015

Biografia de Antônio Militão de Carvalho

1. Antônio Militão de Carvalho. (Foto Antônio Jesus de Carvalho 'Jesus Militão').
     Antônio Militão de Carvalho, nasceu no dia 24 de julho de 1915 no Sítio Barrocas no município de Assaré-CE, era filho de Militão Jeremias de Carvalho e Maria Isabel da Conceição.  Os primeiros anos de sua vida, e adolescência foi residindo no sítio Barrocas, onde seu próprio pai o alfabetizava.

2. Esposa de Seu Antônio Militão
(Cedido por Diva Rodrigues)
         No ano de 1932 com 22 anos, casou-se  com Ingracia Gonçalves de Alencar com quem teve 07 filhos: Francisco Antônio de Carvalho; Militão Antônio de Carvalho; José Antônio de Carvalho; Antônio Militão Filho; Vicente Antônio de Carvalho; Maria Nazaré de Carvalho e  Antônio Jesus de Carvalho. A todos os filhos buscou encaminhar no caminho da responsabilidade e do respeito, ambos ajudaram seus pais no roçado e na criação de gado para assim manter o sustento da casa, especialmente porque fazia a venda do leite e com o dinheiro adquirido comprava outros suprimentos que precisava, assim continuou  morando no Sítio Barrocas, até que em Agosto de 1952 mudou-se com sua família para o Sítio Cajuí em Farias Brito, onde Seu Antônio Militão ministrava aulas particulares (pagas) para todas as idades, principalmente a crianças.

3. Residência de Seu Antônio Militão. Foto:Blog de Quincuncá

        Passado alguns anos, juntou suas economias e no ano de 1973 adquiriu uma casa na Rua José Rodrigues  (ao lado da capela) em Quincuncá, no mês de  abril do corrente ano ele mudou-se para a residência, ali tratou de tornar-se voluntário na capela de São José, onde foi tesoureiro de 1976 a 1992, totalizando 16 anos de serviços prestados a aquela instituição. Antônio Militão, não só se limitou a zelar do financeiro da capela, mas colaborava em todos os eventos promovidos e  certa vez participou de uma quadrilha, então promovida por Dona Niza, da qual ele foi o noivo, juntamente com Chiquinha.
        Em época de eleição era também o   mesário, juntamente com seu amigo Zé Glória da Vila Umari. Tudo o que conseguiu foi com seu suor. Era um homem do campo, gostava da simplicidade e era conhecido por sua honestidade. Faleceu as 02:00h do dia 25 de fevereiro de 1999 aos 84 anos de vida e foi sepultado no Cemitério Padre Cícero.



Entrevista:
07/09 e 30/10/2015 - Entrevista com Antônio Jesus de Carvalho, 67 anos - (Jesus Militão)
(Cartório Moreira. C-03 de óbitos- 1997-2000. p.097)

Nenhum comentário:

Postar um comentário