Neste espaço abordarei memórias de Quincuncá desde os seus primórdios como Vila Araticum ou São José até os dias atuais: narrativas históricas, biografias, transcrições de documentos, fotos e vídeos serão aqui disponibilizados, a fim de rememorar o passado e deixar registrado os fatos para a posteridade.
Todo este trabalho é realizado de forma voluntária, com objetivo de compartilhar os conhecimentos advindos das pesquisas, valorizando assim a história e a cultura local. SEJAM BEM-VINDOS!
15 de dezembro de 2017
Blog de Quincuncá promove a 1ª Exposição da Memória Quincuncaense.
A 1ª Exposição da Memória Quincuncaense, contou um acervo de objetos e fotografias. (Foto: Blog de Quincuncá).
No dia 12 de dezembro de 2017 (terça-feira), foi realizada na antiga casa do casal Dona Bibiana e seu Barra, a 1ª Exposição da Memória Quincuncaense, que tinha por tema: "Percorrendo os caminhos da memória: fatos e personalidades de Quincuncá", e também numa comemoração antecipada aos 81 anos da elevação da vila de Quincuncá, à categoria de distrito, segundo a lei nº 448 de 20 de dezembro de 1936.
O evento foi gratuito e organizado pelo Blog de Quincuncá, contando com um acervo variado de objetos antigos e fotografias que ficaram distribuídos nas paredes por meio de cordões/barbantes na parte interna da casa, esta possui estrutura com parte em alvenaria, e outra em pau-a-pique (taipa). Alguns destes objetos e fotos foram emprestadas a exposição, sendo que a maioria dos registros fotográficos foram doados ao Blog de Quincuncá nos seus quase três anos de existência.
Por volta das 09:00h, a Banda de Música fez a abertura da exposição. (Foto: Blog de Quincuncá).
Por volta das 09:00h da manhã, a Banda de música municipal Pe. David Moreira fez a abertura da exposição, executando várias músicas e dobrados, dentre elas o dobrado "Saudade da minha terra", além de músicas regionais de Luiz Gonzaga. A cada execução, o Blog de Quincuncá na minha pessoa (Francisco Guilherme), citava algumas personalidades da terra que contribuíram nas diversas áreas, seja elas educacionais, religiosas e políticas. Foi feito também menção as famílias primitivas da comunidade tais como Rodrigues, Pereira, Timóteo, Costa, Leal, Dias, Militão, e etc. Ao final da execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda, por volta das 09:40 da manhã, o secretário de cultura do município, Manoel Nailson Teixeira de Carvalho ressaltou a relevância do evento, e parabenizou ao Blog de Quincuncá pela iniciativa. Ainda na parte da manhã, após a apresentação da Banda de música houve um lanche, que foi ofertado pelas seguintes pessoas: Laurécio, Dorinha, Seu Nelzim e Dona Marina, a quem agradeço!
Alunos e professores apreciaram a 1ª Exposição da Memória Quincuncaense. (Foto: Blog de Quincuncá).
A exposição durou até as 17:00h do dia 12 de dezembro, sendo durante esse período visitada pelos alunos e professores dos turnos manhã e tarde das escolas, E.E.F Cosmo Alves Pereira e E.E.I. Macário Moreira de Quincuncá, na ocasião várias crianças demonstraram surpresa quanto aos objetos usados de outrora, tais como o baú, e o ferro de passar a brasa, muitos deles tiveram também a oportunidade de tomar água de pote, coisa que nunca haviam experimentado antes.
Dona Valdenora, ao escutar a voz do saudoso Zé da Viola veio ouvir bem de pertinho. (Foto: Blog de Quincuncá).
A partir das 12:00h quando voltei do horário de almoço, instalei uma caixa de som com DVD do lado de fora da casa para despertar a atenção dos que passavam pelo centro do distrito, nessas reproduções estavam gravações de cantorias entoadas pelo saudoso José Gonçalves de Alencar (Zé da Viola ou Voz de Sabiá), além de forrós antigos instrumentais, e foi assim, sob esse clima de nostalgia, que foi realizada a 1ª Exposição da Memória Quincuncaense, aos 12 de dezembro do ano de 2017. Quero aqui manifestar o meu agradecimento a todos os que ajudaram na realização, à Maria de Cilona que cedeu a casa para a realização do evento, as mais de 190 pessoas que visitaram a exposição (segundo o livro de Ata), aos que emprestaram seus objetos, a Banda de Música pela presença, as escolas, professores e diretores que compareceram. Enfim a todos que percorreram suas recordações de infância, a partir das fotografias e objetos expostos. Pra mim, foi um grande prazer, trazer a tona a memória dos nossos antepassados, bem como presenciar o reavivamento de lembranças de um tempo que se foi, e deixou saudades em muitos, e em outros nem tanto. Se tudo ocorrer conforme esperado, no ano que vem (2018), hei de organizar outra exposição muito maior ainda, e assim sucessivamente ao longo dos anos.
Veja nas fotografias e no vídeo abaixo, registros desse dia histórico e nostálgico para a comunidade:
Clique no play e assista ao vídeo sobre a Exposição.
1ª Exposição da Memória Quincuncaense. (Foto: Blog de Quincuncá).
Registro fotográficos: fatos e personalidades (Foto: Blog de Quincuncá).
Alguns objetos antigos que estava em exposição. (Foto: Blog de Quincuncá).
O corredor da casa ficou repleto de lembrancinhas de falecimento, e era
intitulado "Corredor da Saudade". (Foto: Blog de Quincuncá).
Abertura da Exposição com a Banda de música. (Foto: Blog de Quincuncá).
Muitos olhares para o passado... (Foto: Blog de Quincuncá).
Os antigos moradores da casa onde foi realizada a Exposição, Dona Bibiana e seu Barra, ao lado do quadro do casal está os sobrinhos dos mesmos. (Foto: Blog de Quincuncá).
O secretário de cultura Nailson parabenizou a Exposição e a iniciativa de realizá-la.
(Foto: Blog de Quincuncá).
Banda de Música Pe. David Moreira, secretário de cultura Nailson e Guilherme.
Muitas pessoas passando pela rua foram atraídas pelo som das cantorias, e acabaram visitando a exposição, foi o caso de Assis e Toinha. (Foto: B. de Quincuncá).
Recordações... (Foto: Blog de Quincuncá).
Antonio Pereira (Tutonho), próximo a foto de seus pais Leonardo e Dengosa. (Foto: Blog de Quincuncá).
Tatão e sua esposa Antonia compareceram a exposição. (Foto: Blog de Quincuncá).
Dona Madalena e Dona Nêm. (Foto: Blog de Quincuncá).
Dona Rosi e Bê. (Foto: Blog de Quincuncá).
O sr. Jesus Militão também marcou presença ao evento. (Foto: Blog de Quincuncá).
Alunos e professores da E.E.I Macário Moreira. (Blog de Quincuncá).
Alunos da E.E.F Cosmo Alves Pereira. (Foto: Blog de Quincuncá).
Os mais velhos e as futuras gerações. Antº Gonçalves, irmão do Zé da Viola
(Foto: Blog de Quincuncá) (Foto: Blog de Quincuncá).
Água de pote de barro. (Fotos: Blog de Quincuncá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário