7 de abril de 2018

Barragem Enoch Rodrigues em Quincuncá volta a transbordar após quase 04 anos de estiagem prolongada

Foto enviada pelo seguidor Allanon Lima (07/04/18).
     Após chuva na tarde de hoje (07/04/2018), por volta das 16:30h da tarde, a Barragem Enoch Rodrigues sediada no distrito de Quincuncá no município de Farias Brito, sul do Ceará, voltou novamente a transbordar para a alegria de todos os Quincuncaenses. Horas antes da "sangra", várias pessoas da comunidade comparecem em peso para apreciar esse momento que tanto aguardavam. Em demonstração de agradecimento e felicidade, o morador Abdoral Dias, chegou a soltar fogos, e também não era pra menos, afinal fazia quase (04) quatro anos, que a Barragem não atingia o seu volume máximo. 
       A última vez que a Barragem havia transbordado foi no dia 12 de abril de 2014, desde então o seu nível de água só baixava a cada dia, em agosto de 2016 o reservatório atingiu o seu nível crítico secando completamente, ficando apenas uma pequena poça de água que fora cavada pelos moradores em meio a terra árida. Vale lembrar ainda que entre os meses finais do ano de 2015 e 2016, a barragem foi parcialmente desaterrada, isto é, várias caçambas de terra foram retiradas da área que compreende a Barragem, garantindo assim que nesse ano o reservatório comporte mais água do que em anos anteriores.
Acompanhem a seguir alguns registros da Barragem transbordando e também de sua situação mais crítica em agosto de 2016. (Fotos: Acervo pessoal do Blog e colaboradores).     
Situação em que ficou a Barragem em agosto de 2016. (Foto: Acervo Blog de Quincuncá).
A Barragem finalmente atinge seu volume máximo após quase 04 anos de espera, (Foto: Dhones).
Foto: Cirlandia Henrique (07/04/18).
Foto: Dilvany Silva. (07/04/2018).

Assista ao vídeo: Retrospectiva da Barragem 2013-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário