17 de abril de 2018

Maria Nilza Rodrigues e sua contribuição cultural para o Quincuncá

Maria Nilza Rodrigues, com cerca de 23 anos. (Foto cedida pela família).


       Maria Nilza Rodrigues, mas conhecida por "Niza", nasceu em Quincuncá, no município de Farias Brito, sul do Ceará, aos 18 de abril de 1934, filha do casal de agricultores Raimundo Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues da Silva. Tinha como irmãos: Josafá, Lindalva, Aluízio, Marcelino, Antônio e Antônia todos já falecidos, além de Manuel, Agostinho e José, que faleceram ainda crianças.
     Em sua infância, enfrentou grandes dificuldades com a família, pois com a morte de seu pai Raimundo, em 1936, quando na época contava com pouco mais de um ano de vida, fez com que sua mãe na companhia dos filhos mais velhos, trabalhassem arduarmente na agricultura, afim de prover o sustento de ambos.
     Desde jovem, ela e os irmãos, foram incentivados à participar da Igreja, possivelmente já na década de 1950, ela e Antônia (Loura), já ajudavam sua irmã Lindalva, nos trabalhos que esta exercia à frente da Capela de São José.
    Posteriormente Niza se destacou, por sua criatividade na realização de peças de teatro, que ficaram conhecidas como "Drama de Niza" em homenagem a mesma que escrevia os roteiros. Tais apresentações eram feitas durante todo o ano, especialmente durante os meses de março (mês do padroeiro São José), e maio (novenário e coroação de Nossa Senhora), período em que a comunidade recebia muitos visitantes. É válido lembrar que a maioria desses dramas ocorriam nos salões, tendo em vista que visavam o angariamento de fundos para a Igreja local, o que não apaga é claro, o seu  caráter cultural.
São João da Roça. Junho de 1985 - Quincuncá. (Foto doada por Isaura Pereira).
     Os seus trabalhos por sua vez, não se reduziram somente aos dramas, Niza também auxiliava no ensaio da coroação da Virgem Maria, sendo também a principal encarregada pela promoção da lapinha do Menino Jesus em dezembro, e as quadrilhas comunitárias em junho. No registro acima, temos a confraternização do "São João da roça" ocorrido em junho de 1985, quando na ocasião a noiva foi Eulina Pereira (Dona Lina). 
       Além desses ofícios voltados a religiosidade e cultura local, atuou ainda como professora local, juntamente com sua irmã Maria Lindalva. Nesse período ministrava 3ª e 4ª série, enquanto que a irmã, as séries iniciais. Essas aulas aconteciam na residência de Lindalva, onde hoje é a panificadora de Laércio. 
     Na década de 1960, casou-se com José Pereira da Silva (Zezim da Teófila), com quem teve três filhos, dos quais apenas um sobreviveu: José Luismar Rodrigues, nascido em 01 de abril de 1967. Seu maior sonho enquanto mãe, era ver seu filho ordenar-se padre, fato que não viu concretizado, pois falece aos 57 anos, em 25 de julho de 1991. E somente onze anos mais tarde, em 30 de novembro de 2002 é que ocorre a ordenação do seu filho José Luismar, que no dia seguinte celebra sua primeira Missa na Capela de São José, em Quincuncá, que contou com a participação de uma multidão de fiéis 


FONTES:
*Antonia Rodrigues (irmã), In Memoriam;
*Maria Pereira de Moraes (Maria de Pedro).

-Cartório Moreira 1° Ofício - Farias Brito, (C-07/Óbitos, p,82 verso, n° ordem 0563);

-Fotos cedidas pela família e amigos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário