Neste espaço abordarei memórias de Quincuncá desde os seus primórdios como Vila Araticum ou São José até os dias atuais: narrativas históricas, biografias, transcrições de documentos, fotos e vídeos serão aqui disponibilizados, a fim de rememorar o passado e deixar registrado os fatos para a posteridade.
Todo este trabalho é realizado de forma voluntária, com objetivo de compartilhar os conhecimentos advindos das pesquisas, valorizando assim a história e a cultura local. SEJAM BEM-VINDOS!
21 de dezembro de 2018
Blog de Quincuncá realiza a 2ª edição da Exposição da Memória Quincuncaense
A 2ª exposição foi visitada por 200 pessoas de acordo com o livro de Atas. (Foto: Blog de Quincuncá).
Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, foi realizada na antiga residência de Dona Bibiana e Seu Barro, em Quincuncá na cidade de Farias Brito-CE, a 2ª Exposição da Memória Quincuncaense, que nesse ano tinha por tema: De Araticum a Quincuncá: A história da comunidade e de sua gente". O evento gratuito e organizado pelo Blog de Quincuncá tinha por finalidade trazer a tona as memórias da comunidade e de seus moradores, eternizadas em fotografias, documentos e objetos que ajudaram a refletir a história local desde os seus primórdios até os dias atuais.
Sala "Memória fotográfica". (Foto: Blog de Quincuncá).
A Exposição em sua 2ª edição, reuniu um acervo de mais de 300 fotografias que ficaram suspensas em cordões e organizadas em três cômodos, sendo a sala principal intitulada: "Memória fotográfica" onde estavam expostas fotografias do Quincuncá de antigamente, além de objetos de outrora, tais como; ferro de passar a brasa, máquina de datilografia, oratório, dentre outros.
Sala "Acervo fotográfico das famílias". (Foto: Blog de Quincuncá).
"Corredor da Saudade".
A sala "Acervo fotográfico das famílias", reunia fotos das famílias, contendo pessoas vivas e também já falecidas. Por fim, no "Corrredor da Saudade", estavam as lembrancinhas de 7° dia de falecimento. Deve-se salientar que a escolha da data mais uma vez esteve ligada como forma de comemorar os 82 anos quanto da elevação da Vila de Quincuncá à categoria de distrito, segundo a lei n° 448 de 20 de dezembro de 1936, lei esta que houve também por emanicipar a sede do município de Farias Brito. A programação oficial, previa na abertura, no dia 18 de dezembro as 09:00h a apresentação da Banda de Música Pe. David Moreira contudo, por alguns imprevistos esta não pode infelizmente se fazer presente. Diante disso, na hora informada antecipei a instalação de uma caixa de som com Dvd na parte externa da casa para executar gravações do violeiro e poeta Zé da Viola (In Memoriam). Desde a abertura as 9:00h da manhã, foi ofertado o lanche comunitário, a todos aqueles que porventura fossem visitar o ambiente; com a pausa as 11:30h para almoço e retorno ao 12:30h a exposição ficou aberta até as 17:30h do dia 18, retornando no dia seguinte as 08:00h da manhã. No dia 19 de dezembro de 2018, novamente pela manhã foi ofertado o lanche, seguindo os mesmos horários de pausa e retorno do dia anterior conforme já explicado.
A caminhada teve início no Cruzeiro até o local da exposição. (Foto: Dilvany Silva).
Na tarde do dia 19, por volta das 16:00h a Banda de Música Manoel de Benta de Assaré-CE esteve participando do encerramento do evento, na ocasião foi realizado uma caminhada juntamente com três crianças que portavam a Bandeira de Quincuncá e um papel onde estava escrito as felicitações à comunidade pelos seus 82 anos como distrito. A caminhada teve início no "Cruzeiro das Virgens" até a casa onde estava sendo realizado a exposição. Na chegada ao referido local, eu Francisco Guilherme fiz uso do microfone para fazer os agradecimentos a todos que ajudaram de alguma forma, seja na construção do acervo que estava ali exposto, ou mesmo da oferta do lanche durante os dois dias em que a exposição esteve aberta, nesse momento parabenizei ainda a Banda de Assaré pela presença.
A Exposição foi encerrada pela Banda Manoel de Benta . (Foto: Blog de Quincuncá).
Por conseguinte a Banda tocou dobrados e outras músicas regionais (totalizando seis execuções). Após a última execução "Beijinho na Boca" de Beto Barbosa, convidei os integrantes da Banda, e os demais que estavam ali, à se organizarem em fila para a distribuição do lanche, e é nesse clima de confraternização que deu-se por encerrada a 2° Exposição da Memória Quincuncaense. De acordo com o livro de Atas, 200 pessoas visitaram o espaço, incluindo os alunos das escolas municipais, por isso manifesto minha gratidão a todos estes que compareceram ao evento ou contribuíram de algum modo para sua realização, obrigado e até o ano que vem! Acompanhe outras fotografias tiradas durante a exposição:
Assista ao vídeo no Youtube.
Sala "Memória fotográfica". (Foto: Blog de Quincuncá).
Antiga Tv e Rádio Abc. (Foto: Blog de Quincuncá).
Máquina de datilografia. (Foto: Blog de Quincuncá).
Sala "Acervo fotográfico das famílias". (Foto: Blog de Quincuncá).
Lúcia de Eliseu, Maria de Totoin e Cícera Barros. (Foto: Blog de Quincuncá).
Pedro Natalício ao lado do filho Guilherme. (Foto: Blog de Quincuncá).
Amanda, Regis, Júlia e Selene. (Foto: Blog de Quincuncá).
Dedi ao lado da filha Elis e da neta. (Foto: Blog de Quincuncá).
Jesus Militão. (Foto: Blog de Quincuncá).
Na foto, Guilherme Pereira, acompanhado da Banda Manoel de Benta de Assaré. (Foto: Blog de Quincuncá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário