17 de setembro de 2019

15/09/2019: Emoção e reencontros marcam o centenário de Tota Fonseca

Tota Fonseca ao lado de sua esposa Lilia e bisneta.
   No último domingo (15), os membros da família Fonseca Dias e amigos tiveram um motivo à mais para comemorar. Se trata do centenário de nascimento de Antonio Fonseca Dias, popularmente conhecido por Tota Fonseca, que no auge dos seus 100 anos de existência (36.525 dias), goza de saúde e de uma lúcidez invejável. 
   Desde as primeiras horas da manhã, a família trabalhou incansavelmente na ornamentação do espaço, que trouxe a tona a idéia do rústico, com objetos utilizados nos tempos de outrora, como máquina de descaroçar algodão, pilão, dentre outros. 


     Às 15:30, a Banda de música muncipal Pe. David Moreira, de Farias Brito-CE, executou vários dobrados e músicas regionais, se constituindo como uma homenagem ao aniversariante,  e proporcionando também uma melhor acolhida aos convidados.


    Às 16:20, deu-se início a celebração Eucarística, presidida pelo Padre José Wilton Leite (Paróco do município entre 1972 a 1984), na ocasião o mesmo abençoou uma imagem do santo de mesmo nome do aniversariante, (Santo Antônio), escultura que será entronizada na Igreja de São José, como forma de gratidão da família. 


     Por volta das 18:00h, foi servido o banquete, animado pelo tradicional forró pé de Serra, e mais adiante, foi exibido um vídeo-homenagem narrando a história de Tota Fonseca. Em seguida, através da música "Utopia", de padre Zezinho, os membros da família prestaram-lhe uma segunda homenagem, cantando ainda os parabéns, com direito a muitos registros fotográficos. 
     A festa reuniu em torno de 500 pessoas, (com base nas canecas produzidas), oriundas da Serra do Quincuncá, e de outras localidades da região do Cariri, como: Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte, Assaré, Tarrafas;  Tauá, Arneiroz (região dos Inhamus) e até de outros estados como São Paulo e Goiás.

Confira outras imagens deste dia:

            



































Nenhum comentário:

Postar um comentário