27 de setembro de 2019

"O coração de Farias Brito é a Serra do Quincuncá": Padre Wilton Leite externa a importância da Comunidade Serrana

Vista parcial do Distrito de Quincuncá, em imagem capturada em 15/09/2019, pelo Blog de Quincuncá. 
   "Eu quero dizer para todos sem gaguejar, com livre e consciente, que o coração de Farias Brito é a Serra do Quincuncá. É quem mantém a maior renda, é a parte econômica: feijão mulatim, feijão de corda, o amendoim, o milho e outros cereais, inclusive frutas, o clima é o Quincuncá, quando eu digo o Quincuncá eu tô incluindo toda a Serra, do Barreiro do Jorge, ali o Umari, o Quincuncá, tudo ali é, São José, até a Cajazeiras de Simião, tudo ali eu considero o Quincuncá.
    Então é o coração que expande o sangue em todo o organismo é o coração, é o coração. Aí de Farias Brito se não fosse Quincuncá. Betânia tem um arrozinho ali, Cariutaba, e o quê mais? E o Quincuncá é quem mantém tudo ali, água boa é, e sem esquecer do gado, a região do gado, o melhor gado tá na Serra do Quincuncá.
   Então, e o povo do Quincuncá, um povo, eu não quero dizer que o povo de Farias Brito não seja um povo bom, é ótimo! Eu fiquei doze anos em Farias Brito atendendo o pastoreio como pároco de Farias Brito, Betânia, Cariutaba, Monte Pio, os Lenços, lá a Catingueira, digamos os Carás, um povo muito trabalhador, família Alcântara. Quem dá uma outra produção boa é a família Alcântara ali com o feijão e muito arroz, muita coisa, mas eu quero dizer que o CORAÇÃO mesmo é Quincuncá. Eu fico muito grato em dizer isso e, dizer que o Padre Cícero lá do alto, naquela montanha desde 1904, quando Padre Cícero real veio benzer o terreno da Capela, do Cemitério, e também da Igreja de São José, celebrou Missa lá e tudo à convite dos pais de Silva Antero. É sem nenhuma dúvida nenhuma, é uma terra abençoada por Deus";
   Padre Wilton Leite, em diálogo com o Autor do Blog de Quincuncá-CE (Guilherme Pereira), em 22 de Set. de 2019. Padre Wilton foi o 11º Pároco de Farias Brito-CE. Seu paroquiato durou doze anos, de 1972 a 1984. Atualmente o mesmo administra a Paróquia de Campos Sales-CE. 
Vista parcial de Quincuncá, com destaque para a Igreja de São José, em imagem capturada em 15/09/2019, pelo Blog de Quincuncá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário