|
Coroação em Quincuncá- 31 de maio de 1997. Foto do acervo de Dilvany Silva, digitalizado pelo BQ |
O dia 31 de maio reacende na memória de muitos Quincuncaenses o encerramento do mês mariano, com a coroação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes no patamar da Igreja de São José.
Realizada pela 1ª vez na década de 1930, sob iniciativa da professora e membra da Pia União das Filhas de Maria, Maria Telina Almeida, essa solenidade perpassou várias gerações, sendo assumida adiante pela senhora, Maria Lindalva Rodrigues, que por décadas, responsabilizou-se por sua efetivação, mediante a colaboração de suas irmãs, carinhosamente chamadas de D. Niza e D. Loura. Neste ritual que começava pontualmente às 18:00h (hora do ângelus), jovens caracterizadas de anjos, virtudes (fé, esperança, caridade, glória, amor e reparação), astros (sol, lua, estrela), e outros personagens como Bernadete, tomavam seu lugar na cerimônia, ao som do hino: "Neste dia ó Maria, nós te damos nosso amor".
Entre cânticos, orações e meditações, a coroação emocionava o público, reunindo fiéis do Distrito e de outras localidades. Era por assim dizer, o evento mais aguardado depois da Festa do Padroeiro.
Ao longo dos anos, e sobretudo a partir de 1979, a solenidade passou por algumas adaptações, deixando inclusive de ser realizada nos dias atuais, infelizmente.
Neste registro, temos a coroação no dia 31 de maio de 1997 (há 26 anos), uma das últimas solenidades realizadas, que foi semelhante ao modelo propagado pelos mais antigos. Imagem do acervo de Dilvany Silva, digitalizado pelo Blog de Quincuncá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário