1 de setembro de 2018

Precisamos ter sensibilidade com o patrimônio histórico! - Por Guilherme Pereira

Foto enviada por Leo Morais. 

Apesar de não fazer parte do território fariasbritense, este casarão, localizado no Sítio Cazajeiras dos Simeões em Assaré-CE, é um desses remanescentes que ainda em meio ao desgaste do tempo, conserva as características próprias de sua época.  A princípio, foi habitado pelo grande latifundiário e pecuarista da região, dono de engenho e alambique, o Sr. Antão Pereira e Silva (1887-1965) e sua esposa Maria Cota da Silva (1887-1963). Mais tarde, após a morte dos antigos donos, residiu o filho do casal, Antônio Tôta de Morais (1910-1990) e a esposa Adelina Pereira e Silva "Seda" (1912-2005), e desde então está abandonado e necessitando de reparos (Imagem enviada por  Leo Morais).

A cada dia, mês ou ano, presenciamos em nossas cidades, o desaparecimento de vários prédios com arquitetura remanescente dos séculos passados, o que é muito preocupante. Em Quincuncá, no município de Farias Brito-CE, assistimos durante os últimos anos, o demolimento de vários destes. São prédios públicos e residências com características próprias de sua época, que estão a cada dia tornando-se raridade em nosso meio. 

Precisamos dialogar e despertar na comunidade, uma sensibilidade para com o patrimônio histórico, seja ele familiar ou comunitário, aprender a não simplesmente destruir o velho para espaço ao novo, quando os dois podem estar em harmonia. Deixar que essa arquitetura venha ao chão, é deixar que se vá com ela também todas as suas histórias, é perder uma referência. Há vários exemplos onde reparos nesses espaços, valorizaram ainda mais a arquitetura, tornando a comunidade mais bela, no entanto, sabe-se que uma barreira que impede em alguns casos a revitalização desses prédios, é justamente o alto custo que demanda, ou mesmo essa falta de sensibilidade histórica, para isso então, é necessário que o poder público venha intervir na preservação desses remanescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário